Os turistas que desejarem visitar as belezas naturais e cachoeiras da cidade de Alto Paraíso de Goiás agora enfrentarão um custo adicional em suas jornadas. Recentemente, durante o feriado prolongado da Semana Santa, foi estabelecida uma Taxa de Conservação Ambiental (TCA) para aqueles que desejam desfrutar dos espaços naturais.

Além dos valores já pagos para acessar cachoeiras particulares, os visitantes terão que desembolsar individualmente R$ 20 por cada semana em que estiverem no município goiano. A verificação do pagamento da TCA será realizada por meio de QR Code, consulta por CPF ou pelo número gerado pelo sistema municipal. Um site foi criado para facilitar o pagamento antecipado da taxa e evitar filas, podendo ser feito através de um aplicativo ou diretamente na página da internet. Após o pagamento, um QR Code será gerado e deverá ser apresentado nas portarias dos atrativos turísticos, hospedagens e outras instalações destinadas a visitantes. Vale ressaltar que a taxa será isenta para maiores de 60 anos, menores de 12 anos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Decreto Nº 2.224/2024, assinado pelo prefeito Marcos Adilson Rinco em 26 de março, regulamenta a fiscalização do pagamento da taxa ambiental e estabelece o uso obrigatório da plataforma de controle de entrada e saída de turistas nos atrativos turísticos do município, conforme estipulado pela Lei Complementar nº 064/2023.

Entretanto, a cobrança da taxa tem gerado descontentamento entre os empresários do setor turístico local. Eles questionam a medida, afirmando que a TCA impactará negativamente o turismo da cidade, que é a principal atividade econômica. O setor destaca a exigência pouco amistosa da comprovação de pagamento, o valor estipulado, a ausência da cobrança dessa taxa nos demais municípios da Chapada dos Veadeiros e sua implementação durante um período de baixa temporada.

Essa nova taxa representa um desafio adicional para os visitantes e os empresários locais, que buscam equilibrar a sustentabilidade ambiental com as demandas econômicas do turismo na região. A repercussão e os efeitos a longo prazo dessa medida serão observados com atenção pela comunidade local e pelos visitantes.