Os preços dos combustíveis dispararam no Distrito Federal, deixando os consumidores surpresos com os novos valores apresentados pelos postos de gasolina. De acordo com o Sindicato dos Postos de Combustível do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), o aumento é reflexo dos reajustes praticados pelas distribuidoras.

O presidente do Sindicombustíveis-DF, Paulo Tavares, destacou que os revendedores não adquirem combustível diretamente da Petrobras, mas sim das distribuidoras, as quais realizaram dois reajustes significativos na última semana, entre os dias 25 e 31 de março. Esses reajustes resultaram em um aumento de R$ 0,25 no preço do litro da gasolina e de R$ 0,30 no do etanol.

A situação tem gerado preocupação entre os consumidores, especialmente considerando que o preço da gasolina vendida pela Petrobras está 17% abaixo das cotações internacionais, conforme apontado pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

Esse aumento repentino e substancial nos preços dos combustíveis afeta diretamente o bolso dos consumidores e pode impactar diversos setores da economia, levando a um aumento dos custos de transporte e, consequentemente, dos produtos finais.

Diante desse cenário, é fundamental que órgãos competentes atentem para a situação e busquem medidas para evitar abusos e garantir que os aumentos não prejudiquem excessivamente a população, especialmente em um momento em que a economia ainda se recupera dos impactos da pandemia.