A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) implementou um novo método tecnológico para a limpeza das bocas de lobo no Distrito Federal, utilizando inspeção robotizada. Desde janeiro, essa abordagem tem sido empregada, resultando na remoção de mais de 18 mil toneladas de lixo das redes de drenagem.

O processo envolve a introdução de robôs nos tubos das bocas de lobo, controlados por uma equipe externa. Esses robôs realizam inspeções internas nas galerias subterrâneas, capturando imagens das irregularidades e sua localização em até 100 metros de distância através de lentes acopladas ao sistema. Guilherme Orro, engenheiro responsável e gerente de vídeo inspeção da empresa contratada, relata que 73% dos resíduos encontrados são entulho e restos de obras.

Os principais itens encontrados durante a limpeza incluem garrafas pets, sacolas plásticas, garrafas long neck, latinhas e fraldas. Orro ressalta a importância de conscientizar as pessoas sobre o descarte inadequado de lixo, explicando que durante as chuvas, esses resíduos podem ser arrastados e obstruir as saídas de água, transformando as galerias em depósitos subterrâneos de lixo.

O processo de limpeza dos bueiros é realizado em duas etapas: primeiro, os caminhões fazem a sucção do excesso de detritos e entulho, seguido por uma limpeza com mangueira de jato d'água para remover qualquer resíduo restante. Na segunda etapa, o robô é introduzido para inspeção detalhada. Ele registra fotos das irregularidades encontradas, identificando a necessidade de manutenções preventivas, como rachaduras nas tubulações que podem se agravar com o tempo e causar danos maiores. Essa abordagem tecnológica visa melhorar a eficiência e a manutenção das redes de drenagem, garantindo a prevenção de problemas futuros.