A corrida pela presidência dos Estados Unidos ganha destaque com a realização da Superterça, um momento crucial no período pré-eleitoral norte-americano. Neste dia, até 16 estados participam das primárias, marcando uma etapa decisiva para a seleção dos candidatos à Presidência dos Estados Unidos.

Tradicionalmente, a Superterça tem um papel determinante tanto para o Partido Republicano quanto para o Democrata. No entanto, este ano, as candidaturas de ambos os lados parecem estar praticamente consolidadas. Apesar de questões controversas, como a idade e a memória no caso de Joe Biden, e os processos judiciais enfrentados por Donald Trump, ambos surgem como favoritos incontestáveis em seus respectivos partidos.

Donald Trump, que foi presidente dos EUA entre 2017 e 2020, recebeu autorização da Suprema Corte para concorrer novamente. Por outro lado, Joe Biden ocupa a presidência desde janeiro de 2021, após derrotar Trump nas eleições de 2020.

Nos Estados Unidos, os pré-candidatos de cada partido participam de prévias em todos os estados e territórios, angariando delegados. O candidato que conquistar o maior número de delegados ao final do processo torna-se o indicado do partido à Presidência. Os estados mais influentes nesta etapa são a Califórnia e o Texas. Na Superterça deste ano, 15 estados votarão para o Partido Republicano, enquanto 16 locais, incluindo o território da Samoa Americana, participarão nas primárias democratas. Os primeiros resultados devem ser divulgados entre as 20h e 23h desta terça-feira, com definições esperadas nas primeiras horas de quarta-feira.