Muito comum, barato e versátil, o vinagre de maçã pode trazer vários benefícios para a saúde. Alguns dos lados positivos de tomar o líquido todos os dias é, principalmente, a melhora do processo digestivo e o controle do colesterol.
O vinagre de maçã não é milagroso: é preciso aliá-lo a uma dieta saudável e equilibrada para perceber mudanças na saúde. O indicado é tomar o equivalente a 15 ml por dia, cerca de uma colher de sopa.
“É importante ressaltar que, por mais que existam benefícios, a pessoa não pode colocar toda a confiança dela em uma simples colher de sopa de vinagre de maçã. Ela tem que ter consciência de que a estratégia é apenas complementar”, explicou a nutricionista Talyta Machado, que atende em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Ela conta que alguns benefícios do líquido já são comprovados pela ciência. “O consumo diário melhora a resistência à insulina, reduz os níveis de colesterol e de triglicerídeo”, afirma.
Benefícios do vinagre de maçã
- Equilibra a microbiota intestinal – tem ação antimicrobiana, ajudando o corpo a eliminar bactérias ruins e estimulando a reprodução de microrganismos saudáveis. A disbiose intestinal, o desequilíbrio, tem como sintomas o mal hálito, constipação, diarreia e dor no estômago.
- Melhora a digestão – a pectina presente no vinagre de maçã é uma fibra solúvel que não só facilita o trânsito do bolo fecal, estimulando o intestino, como é um prebiótico natural.
- Ajuda a emagrecer – o ácido acético ajuda a controlar os níveis de glicose e insulina no sangue, promovendo a saciedade e inibindo a fome.
Outro possível benefício do vinagre de maçã é o estímulo à queima de gordura no corpo. “O ácido acético pode interferir na produção hepática de colesterol e estimular a excreção de ácidos biliares, o que impacta os níveis de gordura no sangue. No entanto, os estudos ainda são limitados e não há comprovação definitiva sobre esse efeito a longo prazo”, ressaltou a médica Gabriela Amorim, também em entrevista anterior ao Metrópoles.
Como tomar vinagre de maçã
Para consumir o líquido, é possível tomar uma colher de sopa de vinagre puro, diluí-lo em água ou colocar diretamente na salada. O ideal é usar um canudo, já que o vinagre de maçã pode danificar o esmalte dos dentes.
Talyta indica que a recomendação é optar pelo vinagre de maçã orgânico, que tem maior quantidade de compostos bioativos, e evitar tomar o líquido em jejum. Ele tende a aumentar a acidez do estômago e pessoas com gastrite e refluxo não devem consumí-lo.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!