Conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde, o suco de beterraba tem ganhado espaço nas dietas como uma opção nutritiva. Mas será que a bebida também pode ajudar no emagrecimento?
De acordo com nutricionistas ouvidos pelo Metrópoles, o suco pode, sim, ser aliado no processo de emagrecimento. Além de possuir baixa densidade calórica, com apenas 40 a 45 calorias por 100 gramas, a bebida é rica em nutrientes e fibras, que promovem saciedade e auxiliam na digestão.
“A beterraba é uma ótima opção para quem busca emagrecer, pois tem baixa caloria e muita fibra, o que ajuda a prolongar a sensação de saciedade e, consequentemente, controlar a ingestão de alimentos”, explica a nutricionista Stefhani de Aquino, da Clínica Estima Nutrição, em São Paulo.
Além disso, segundo o nutricionista Gabriel Moliterne, do Hospital Albert Sabin, em São Paulo, o suco de beterraba contém antioxidantes e compostos bioativos que desempenham papel importante no metabolismo.
“A presença de antioxidantes, como as betalaínas, e de nitratos pode contribuir para a queima de calorias ao melhorar a oxigenação muscular durante os exercícios e potencializar o metabolismo”, afirma.
Outra vantagem do suco é o baixo índice glicêmico, o que significa que ele libera glicose de forma gradual no organismo. “Essa disponibilização controlada evita picos de insulina, que são comuns com outros carboidratos, e ajuda a controlar a fome”, acrescenta Gabriel.
Ele afirma que a ingestão regular da bebida, quando acompanhada de uma alimentação balanceada e atividades físicas, pode trazer resultados significativos para quem busca a perda de peso.
Veja 5 benefícios do suco de beterraba além do emagrecimento
1. Saúde intestinal
De acordo com a nutricionista Stefhani, a beterraba, por ser rica em fibras, promove a saúde intestinal, prevenindo a constipação e melhorando a produção de hormônios importantes que influenciam diversas funções do organismo. “A fibra também favorece a digestão, ajudando na absorção de nutrientes e controlando o apetite, pois desacelera o esvaziamento gástrico”, explica.
2. Detoxificação e função hepática
O suco de beterraba contribui para a desintoxicação do fígado graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. “As betalaínas presentes na beterraba têm efeito de desintoxicação, promovendo a eliminação de toxinas e auxiliando a função hepática”, diz a nutricionista.
3. Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
A beterraba é rica em antioxidantes, que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres. Os compostos têm efeitos importantes na prevenção do envelhecimento precoce e podem reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.
4. Melhora da circulação e da pressão arterial
Compostos bioativos da beterraba, como os nitratos, promovem a vasodilatação, o que melhora a circulação sanguínea e pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Esse efeito contribui para a saúde cardiovascular e reduz o risco de doenças do coração.
5. Aumento da performance esportiva
O nitrato presente no alimento aumenta a circulação sanguínea, o que melhora o desempenho físico, aumentando a resistência e a força.
A melhora na circulação promovida pelo suco de beterraba também beneficia o cérebro, aumentando o fluxo de sangue para áreas associadas à memória e cognição.
Como incluir o suco de beterraba na alimentação
Para aproveitar ao máximo os benefícios do suco de beterraba, os nutricionistas recomendam alguns cuidados e combinações que podem potencializar suas propriedades:
Tome o suco fresco
Para preservar as propriedades nutricionais, o suco de beterraba deve ser consumido logo após o preparo. “Quando fresco, ele mantém melhor seus nutrientes”, aconselha Gabriel.
Combine com frutas ricas em vitamina C
Os dois profissionais sugerem misturar o suco de beterraba com frutas como laranja, limão ou kiwi, ricas em vitamina C. “Essa combinação ajuda na absorção do ferro presente na beterraba e enriquece o suco com mais vitaminas”, explica Gabriel.
Porção ideal e momento de consumo
Stefhani indica uma porção de 200 a 250 ml de suco de beterraba, quantidade que oferece os benefícios do suco sem exageros. Para quem busca melhorar o desempenho esportivo, ela recomenda tomar a bebida cerca de duas horas antes da atividade física.
Versatilidade no preparo
Além do suco puro, Gabriel sugere outras maneiras de incluir a beterraba na dieta, como a adicionar em smoothies, sucos mistos, saladas ou até mesmo a congelar em cubos de gelo para uso em outras bebidas. “É uma maneira prática e saborosa de incorporar o suco de beterraba ao dia a dia”, finaliza o nutricionista.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!