Início Brasília Estudantes brasilienses disputarão mundial de robótica nos EUA

Estudantes brasilienses disputarão mundial de robótica nos EUA

0

No próximo sábado (12/4), estudantes do Distrito Federal embarcam rumo a Houston, no Texas, Estados Unidos, onde disputarão a etapa internacional da FIRST Robotics Competition (FRC). A equipe Robot’s District, formada por alunos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), será a primeira capital a representar as instituições nesse torneio, que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de abril.

Neste ano, o Brasil sediou dois torneios classificatórios: Festival Sesi de Robótica, em São Paulo, e Festival Sesi de Educação, em Brasília. Foi a primeira vez que o país contou com duas edições da competição regional.

A classificação veio após o desempenho nos torneios regionais realizados em março, em Brasília e em São Paulo. Nas duas etapas, a equipe recebeu o Prêmio Excelência em Engenharia, recompensa concedida às equipes que demonstram domínio técnico e abordagem profissional no design, construção e documentação dos robôs. Segundo o técnico da equipe, Eduardo de Oliveira, a atuação da equipe no ano de 2024 motivou a criação de um segundo time nessa temporada por sua excelência.

Batizado de Vespa, pela semelhança visual com o inseto, o robô da equipe pesa 52 quilogramas e mede 93 centímetros de altura. Umas das inovações do projeto está no mecanismo de elevação, que alcança até 2,3 metros e auxilia na captura de peças na arena.

Cada temporada da competição tem um novo desafio. Em 2025, o tema é First Dive, com o subtema Reefscape, que convida os participantes a desenvolver robôs capazes de simular tarefas ligadas à exploração do fundo do mar. A programação da temporada começa em janeiro e os torneio ocorre a partir de maio

A equipe do DF conta atualmente com 15 integrantes e precisa, obrigatoriamente, atuar de forma multidisciplinar: os alunos se dividem em áreas como automação, design, elétrica, mecânica, programação e projetos. As equipes também são avaliadas pelo impacto social de suas ações. A Robot’s District, por exemplo, realiza workshops e feiras de robótica em escolas públicas do DF, especialmente em regiões com menos acesso à tecnologia.

Alunos da equipe Robot’s District
Participantes da equipe na construção do robô
Alunos no processo de desenvolvimento do robô

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile