O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (25/2), o projeto de lei (PL) que institui o Dia Nacional do Axé Music. A proposta escolheu o dia 17 de fevereiro para a efeméride.
A votação terminou com o seguinte palcar: 269 deputados votaram sim, 136 votaram não e outros dois se abstiveram. Com a aprovação, a matéria segue para o Senado Federal.
O texto é de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) e, na Câmara, teve como relator o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).
“Ao longo desses 40 anos, o Axé Music se consolidou como um símbolo de resistência e afirmação da cultura baiana, refletindo a força e a diversidade do povo nordestino”, destacou Daniel Almeida no relatório.
A data foi escolhida homenagem ao lançamento e explosão do ritmo musical, ocorrido em um domingo de Carnaval em Salvador, em 17 de fevereiro de 1985.
O texto havia sido encaminado às comissões de Cultura e de Constituição e Justiça e Cidadania, mas teve aprovado requerimento de urgência. Com isso, a matéria foi direto ao Plenário.