O Villa Esporte e Cultura (VEC) está confirmado entre os 14 clubes participantes do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol 7 de 2023. A competição, organizada pela Confederação de Futebol 7 do Brasil, será realizada de 2 a 5 de novembro, em São Paulo. O campeão do torneio garante vaga na Copa Libertadores da América na modalidade.
A equipe do Distrito Federal, que surgiu em 31 de outubro de 2022 como um braço do projeto social Villa Samaritana, organização sem fins lucrativos, em pouco tempo colhe os frutos do trabalho que vem sendo realizado no futebol e futsal feminino.
“Naquele momento a gente não tinha a pretensão de ter um time que disputasse em alto nível o que temos conseguido viver, e agora já estaremos em São Paulo. Em um ano, muita coisa aconteceu, nosso time adulto, nós formatamos em fevereiro”, disse Gustavo Simão, idealizador e fundador do projeto.
O elenco conta com atletas experientes, como Jajá, que já passou por São Paulo, Fortaleza e Foz Cataratas, entre outros times, e a multicampeã Tânia Maranhão, medalhista olímpica com a camisa da Seleção Brasileira, prata em Atenas 2004 e Pequim 2008, e bicampeão Pan-americana.
Além delas, o VEC contará com o reforço de atletas que disputaram o Candangão Feminino, como Luyara e Luana, que atuaram pelo Cresspom.