Início Brasil Tarifaço: sem vetos, Lula sanciona lei que permite Brasil retaliar EUA

Tarifaço: sem vetos, Lula sanciona lei que permite Brasil retaliar EUA

0

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, nesta sexta-feira (11/4), sem vetos, o projeto de lei que cria a Lei da Reciprocidade Comercial. A medida, de iniciativa do Congresso Nacional, autoriza o Brasil a retaliar medidas comerciais adotadas por países ou blocos contra o Brasil.

A votação e aprovação da lei pelo Congresso ocorreu há 10 dias e aguardava a sanção de Lula. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) deve ocorrer na segunda-feira (14/4).

Embora o texto tenha avançado no Parlamento após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor taxa de 10% a todos os produtos importados pelos norte-americanos do Brasil, a origem da proposta partiu do agronegócio brasileiro como forma de se contrapor a restrições da União Europeia a produtos brasileiros.

A imposição de taxa de 10% a todos os produtos brasileiros pelos Estados Unidos ocorreu no último dia 2. Na ocasião, Trump estabeleceu tarifas para outros 116 países. O Brasil ficou no grupo com a menor alíquota. No entanto, o país foi afetados por uma taxação, independente da origem, imposta sobre aço e alumínio.

Embora o governo federal tenha o mecanismo legal concedido pelo Legislativo, as afirmações do Executivo é de que o Brasil não deve retaliar os Estados Unidos por meio de imposição de taxas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile