A campanha histórica da Seleção Brasileira de Beisebol no Pan-Americano de 2023 foi coroada com uma vaga na final e a conquista de uma medalha inédita para a modalidade. A classificação do Brasil veio antes mesmo do jogo contra o México, na última rodada, após a vitória da Colômbia sobre os mexicanos nesta quinta-feira (26/10).
Com a vaga na decisão assegurada, o feito histórico do Brasil garante à seleção pelo menos a medalha de prata. Desde que a modalidade passou a integrar a programação dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil só havia passado de fase em uma oportunidade no Pan de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003.
Única equipe invicta na competição, o Brasil ainda joga contra o México nesta sexta-feira (27/10), às 15h, pela última rodada do quadrangular.
Confirmada na grande decisão, a Seleção aguarda o resultado da final antecipada entre Panamá e Colômbia para conhecer o seu adversário na briga pelo título de campeã.
Trajetória histórica
Além da medalha inédita, o Brasil chegou à final da modalidade derrotando gigantes do Beisebol no seu caminho. Os quatro jogos de invencibilidade foram conquistados contra seleções tradicionais no esporte, como Cuba.
Sexta colocada no ranking mundial de Beisebol, a Venezuela foi a primeira seleção a enfrentar o Brasil no Pan de Santiago, e saiu com a derrota por 3 x 1 para os brasileiros na estreia.
Em seguida, o Brasil bateu a Colômbia por 8 x 7 e Cuba por 4 x 2. Por fim, contra o Panamá, que venceu a seleção no último torneio mundial do esporte, o Brasil levou a vitória para casa por 5 x 3.
A decisão
A grande final do Beisebol acontece neste sábado (28/10), às 15h (horário de Brasília). Os jogos Pan-Americanos de 2023 estão sendo transmitidos ao vivo no YouTube, pela Cazé Tv, e pelo Canal Olímpico do Brasil.