Início Brasília Morre, aos 95 anos, o médico pioneiro Francisco Pinheiro Rocha

Morre, aos 95 anos, o médico pioneiro Francisco Pinheiro Rocha

0

O médico pioneiro Francisco Pinheiro Rocha (foto em destaque) morreu, aos 95 anos, na noite desse sábado (29/3), em Brasília. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, depois de ter sofrido um acidente doméstico, na última quarta-feira (26/3).

Natural de Uiraúna (PB), o dr. Pinheiro Rocha desempenhou um papel fundamental na consolidação da saúde pública no Distrito Federal. Como pioneiro do Hospital de Base do DF (HBDF), ganhou reconhecimento nacional por ter realizado a cirurgia do ex-presidente Tancredo Neves, na referida unidade hospitalar.

O médico também atuou como secretário de saúde da capital, entre 1964 e 1967, e foi responsável pela criação do Código Sanitário do DF.

Durante o período a frente da secretaria, construiu e inaugurou o 2º Hospital Distrital do DF, hoje Hospital Regional da Asa Sul, o Hospital do Gama e de Sobradinho. Também ampliou o Hospital São Vicente de Paulo e iniciou as obras do Hospital de Taguatinga. Inaugurou o primeiro centro de saúde na W3-Sul e construiu os centros de saúde de Planaltina, Taguatinga, Brazlândia e Núcleo Bandeirante.

Ele era especializado em cancerologia, cirurgia-geral e gastroenterologia. Além de sua atuação clínica, contribuiu para a criação de entidades médicas e formou dezenas de cirurgiões ao longo de sua carreira.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) lamentou a morte de Pinheiro Rocha. “Um verdadeiro ícone da medicina e um exemplo de dedicação e amor à profissão. Sua contribuição inestimável à saúde pública e seu legado na formação de novos profissionais deixarão uma marca indelével em nossa comunidade”, disse.

“Líder exemplar, doutor Pinheiro contribuiu para a criação da residência médica em Brasília, a formação de cirurgiões de alta competência pelo Brasil e a construção de hospitais durante sua gestão como secretário de Saúde do DF”, destacou a pasta.

O velório foi marcado para terça-feira (1º/4), na Paróquia São Camilo de Lellis, na 303/304 Sul. O corpo do Dr. Pinheiro será enterrado no cemitério Campo da Esperança da Asa Sul.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile