Início Brasil Lula se reúne com Assange e diz que ele é exemplo para...

Lula se reúne com Assange e diz que ele é exemplo para a liberdade

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o jornalista Julian Assange, fundador do Wikileaks, na última sexta-feira (25/4), em Roma. O petista estava no continente europeu para participar do sepultamento do papa Francisco, que ocorreu no último final de semana.

“Recebi na última sexta-feira (25/4), em Roma, o jornalista e programador Julian Assange. Comentamos sobre o engajamento do Papa Francisco em favor da causa da liberdade de expressão e de defesa da democracia”, escreveu o chefe do Palácio do Planalto na rede social X.

Julian Assange é acusado de vazar documentos confidenciais dos Estados Unidos e estava preso no Reino Unido. Ele deixou a prisão, em 2024, depois de fechar um acordo com o governo norte-americano e se declarar culpado nas acusações de espionagem.

O presidente Lula afirmou que o papa Francisco foi um nome importante para a soltura do fundador do Wikileaks. O petista declarou ainda que Assange é um nome importante da liberdade de imprensa.

“Foi a partir da audiência concedida pelo papa à esposa e aos filhos de Assange, em 2023, que a campanha pela libertação do jornalista ganhou novo ímpeto. Fiquei muito feliz em constatar que Assange está bem de saúde e está reconstruindo a sua vida familiar e profissional. Ele é um exemplo para todos que atuam em defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos”, completou o petista.

Um dos principais trabalhos do Wikileaks aconteceu em 2010, com a divulgação de um vídeo onde mostra o assassinato de civis em Bagdá, Iraque, durante uma ação militar dos Estados Unidos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile