Início Brasília Ibaneis anuncia novo concurso para o Corpo de Bombeiros no DF

Ibaneis anuncia novo concurso para o Corpo de Bombeiros no DF

0

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou o lançamento de um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, neste domingo (6/4). Além disso, o governo estuda uma nova redução do interstício para acelerar promoções de bombeiros.

O emedebista fez os anúncios durante um almoço oferecido pelos militares na casa do deputado distrital Roosevelt Vilela (PL), no Park Way.

3 imagens

1 de 3

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

2 de 3

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

3 de 3

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Segundo Ibaneis, o novo concurso deve ser lançado até junho de 2025. De acordo com Ibaneis, a contratação é necessária porque grande parte da tropa deverá entrar para a reserva em breve.

“Nós entendemos que o concurso demora muito. O curso de formação também demora muito (…) A gente tem que ter um olhar mais adiante lá para frente para não deixar faltar essa força que é tão importante para as pessoas e para o atendimento à comunidade”, pontuou Ibaneis.

Vagas

De acordo com Ibaneis, o número de vagas do certamente ainda está em estudo. “Mas a ideia é fazer um concurso pelo menos para 5 mil bombeiros. Para que a gente possa ao longo do tempo ir fazendo as nomeações”, comentou.

Ou seja, o certame formaria um grande cadastro reserva. Instituições como a Polícia Federal (PF), por exemplo, lançam concursos com grande cadastro reserva justamente diminuir os custos com processos seletivos e ter condições de nomear com mais agilidade servidores públicos conforme a necessidade.

Banca

Segundo Ibaneis, o secretário de Economia, Ney Ferraz, recebeu autorização para contratar uma banca que organizará o concurso. O GDF havia assumido o compromisso de não fazer novas quebras de interstício, por conta dos reajustes das Forças de Segurança do DF enviados recentemente ao Governo Federal.

“Mas eu fui alertado que nós temos um grande grupo de profissionais bombeiros que obrigatoriamente teriam que se aposentar porque estão completando seis anos na mesma função em agosto. A lei determina a aposentadoria. Então nós estamos fazendo o levantamento para poder manter esse pessoal na ativa trabalhando pela população do DF”, explicou.

Reajuste

A Lei Federal nº 12.086, de 6 de novembro de 2009, determina a ida automática para a reserva dos militares. Ibaneis destacou que o secretário Ney Ferraz tem mantido conversas constantes com a União para apresentar os esclarecimentos necessários para justificar a necessidade do reajuste das Forças de Segurança do DF.

“O reajuste que foi encaminhado cabe dentro do Fundo Constitucional (FCDF), de modo que não haveria nenhum outro impacto que não pudesse ser absorvido. Então essas conversas estão acontecendo semanalmente. A gente espera que no menor prazo possível e pede ao presidente Lula que encaminhe esse projeto de lei ao Congresso Nacional”, argumentou o governador. A recomposição garante em média 40% de aumento.

Promoções

O almoço oferecido à Ibaneis foi um gesto de agradecimento a promoção de praças no CBMDF. O governo promoveu 588 praças, deste total 249 foram da graduação de 1º sargento à sub. “Que é a maior da história do Corpo de Bombeiros. E a última graduação de praça. E agora no dia 21 de abril teremos a promoção dos oficiais”, destacou Roosevelt. Serão aproximadamente mais 400 promoções. O deputado ressaltou que em 2024, o GDF concedeu mais de 2.800 promoções para os bombeiros militares.

Segundo o deputado, a redução do interstício e o novo concurso são medidas essenciais para o futuro do Corpo de Bombeiros. “É uma necessidade imensa. Isso demonstra que o governo tem sensibilidade e conhece e as Forças de Segurança. Lançando o concurso agora esses novos bombeiros só estarão nas ruas em 2028. É um processo muito longo”, explicou. De acordo com o parlamentar, o curso de formação demora mais de 10 meses.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile