Início Política Exército deve exonerar comandante que impediu policiais de fazerem prisões no Planalto

Exército deve exonerar comandante que impediu policiais de fazerem prisões no Planalto

0

O coronel Paulo Jorge Fernandes da Hora, comandante do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), deve ser exonerado do cargo até a próxima sexta-feira (27).

A decisão foi tomada há pouco durante a primeira reunião de Alto Comando do Exército sob chefia do novo comandante da Força, o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, segundo fontes relataram à CNN.

A CNN apurou que um novo nome para o posto ainda não foi escolhido. A dispensa atenderia a uma ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia mais:

Homem que destruiu relógio no Planalto ficou em silêncio na PF

Ex-comandante da PM no DF disse em audiência que não houve tentativa para facilitar atos criminosos do dia 8

Quem se omitiu diante dos atos criminosos traiu a pátria, diz Flávio Dino à CNN

Coronel Fernandes era o responsável pela segurança do Palácio do Planalto no dia dos atos criminosos do dia 8 de janeiro.

Imagens que circularam na internet, revelaram que o militar teria sido leniente na contenção dos invasores.

Em um dos trechos, o coronel chega a impedir policiais militares de fazer prisão de pessoas que haviam danificado o patrimônio e estavam dentro do Palácio.

Numa outra gravação, ficou evidente o despreparo dos soldados do BGP para conter o tumulto, chegando ao ponto de ter que receber “armamento não letal” emprestado para PM para poder agir.

O Exército ainda não confirma a exoneração, uma vez que a reunião do Alto Comando está em andamento. A CNN tenta contato com o militar.

Troca de Comandante

A substituição do comandante do Exército também gerou outro efeito imediato: parte da cúpula do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) também foi trocada.

Um outro ponto que motivou a mudança no posto principal do Exército está relacionado ao fato do ex-ajudado de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, ter sido designado para chefiar um quartel relevante em Goiânia.

Segundo interlocutores do novo comandante, general Tomás, a revogação dessa medida deve ser a próxima a ser tomada.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Exército deve exonerar comandante que impediu policiais de fazerem prisões no Planalto no site CNN Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile