O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo (10/11) em todo o Brasil. Os candidatos farão provas de ciências da natureza e matemática. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e serão encerradas às 18h30 (meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo).
Nas cinco horas de teste, os estudantes responderão 45 questões de múltipla escolha de matemática e suas tecnologias e outras 45 de ciências da natureza e suas tecnologias, que contém conteúdos de física, química e biologia.
Os candidatos devem conferir os locais de prova e demais informações no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O instituto recomenda levar o cartão de inscrição no dia do exame, apesar de não ser obrigatório. No cartão, o estudante pode verificar o endereço e a sala onde vai realizar o exame.
No dia 3, os estudantes fizeram a redação e as provas de linguagens e ciências humanas. Agora seguem para a segunda etapa do exame a fim de conquistar uma vaga no ensino superior.
Documentos
Para realizar a prova, o estudante deverá levar os seguintes itens obrigatórios: caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e documento de identificação válido.
Documentos digitais podem ser apresentados. Os estudantes podem mostrar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, que integra os dados de identificação do cidadão e reduz a possibilidade de fraudes.
Demais documentos, como e-Título, CNH ou RG também poderão ser mostrados, por meio do aplicativo Gov.br. Também será aceita a documentação para estrangeiros, conforme os termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. Boletins de Ocorrência (B.O.) não serão aceitos, em caso de perda de documento físico.
Caneta preta e eletrônicos
A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Não será permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico. O candidato que levar tais itens deve guardá-los, desligados, dentro do envelope porta-objetos, antes de entrar no local de aplicação. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do participante no local de provas.
Ao ingressar na sala, também devem ser guardados no envelope: óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); caneta de material não transparente ou qualquer outro material de papelaria, bem como quaisquer outros materiais estranhos à realização do exame. Lanches são permitidos desde que sejam vistoriados pelo chefe de sala.
Documentos aceitos para realizar o Enem – MetrópolesA ida ao banheiro antes das 13h (horário de Brasília), após procedimentos de identificação realizados na sala de provas, requer nova conferência aos documentos pessoais do participante para retorno à sala de provas.
O que levar ou não para a prova
De acordo com o Inep, no ano passado, 6.510 candidatos foram eliminados durante a aplicação do exame – 4.293 no primeiro dia de aplicação e 2.217 no segundo dia de prova. Uma das razões de eliminação previstas no edital é o porte de itens não permitidos durante a prova.
Veja lista do que pode e o que não pode levar ao local de prova do Enem:
Itens permitidos no Enem – Metrópoles