O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, gravou vídeo para integrantes do partido em que aponta para supostos “erros” de Lula no discurso de posse e defende Bolsonaro de críticas.
“O Lula falou em reconstruir o Brasil, mas não disse o que o mundo inteiro aplaudiu: a capacidade de reconstrução do Brasil demonstrada pelo governo Bolsonaro, atingindo pela primeira vez na história, uma inflação menor que da Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra”, disse.
Costa Neto usa a expressão “Lula esqueceu” ao destacar que o presidente, segundo ele, omitiu que o Brasil gerou mais empregos que países mais ricos durante o governo Bolsonaro. O presidente do PL também atribui a marca de 33 milhões de pessoas passando fome no Brasil ao auge da pandemia e afirma que esse número caiu, no final de 2022, para menos de 10 milhões, devido ao Auxílio Brasil, que ele chama de “maior projeto social da história do país”.
Leia mais
Dois dias após posse de Lula, Bolsonaro faz “anúncio” de redução na tarifa de Itaipu para 2023
Lula vai a Santos e presta última homenagem a Pelé: “Foi o melhor em tudo”
No 1º dia útil de governo, Lula tem reuniões com 11 representantes internacionais
No vídeo, o aliado de Bolsonaro diz que os brasileiros devem ao ex-presidente o orgulho das cores da bandeira e do nosso país que teriam passado a sentir no ex-governo. Ele foi um dos principais interlocutores de Bolsonaro a convencê-lo a fazer um último pronunciamento antes de deixar o poder.
Com imagens dos protestos contra o resultado das eleições, a exemplo de pessoas emocionadas, com bandeiras brasileiras, ajoelhadas rezando, Costa Neto aproveita para agradecer o que chamou de “vigília”, “empenho” e “esforço”.
Não há exibição dos bloqueios de rodovias feitos com caminhões ou de faixas que pediram intervenção militar.
“Eu confesso que o empenho e a determinação de vocês me transformaram em um brasileiro mais forte. E podem acreditar, a missão foi cumprida”.
Costa Neto ressalta que o PL é o maior partido do Brasil. O partido fez as maiores bancadas da Câmara e do Senado nas últimas eleições, durante o primeiro turno.
“Nossa vigília estará presente em todos atos desse governo que se inicia. Nossa bancada no Congresso Nacional fará oposição certeira, construtiva, verdadeira e responsável, sempre com a certeza de que para cuidar do povo brasileiro tem que ter coerência entre o que se diz e o que se faz”.
“Se alguém, por algum motivo, teve decepção, mágoa ou frustração, eu quero dizer a vocês: gente, Jair Messias Bolsonaro tem crédito, tem o nosso apoio, tem um significado incrível para o nosso país e vai continuar sendo”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Em vídeo, presidente do PL cobra coerência de Lula e questiona discurso de posse no site CNN Brasil.