Início Brasil Ciclone e frente fria trazem temporais e chuvas fortes ao Brasil. Veja

Ciclone e frente fria trazem temporais e chuvas fortes ao Brasil. Veja

0

Diversas regiões do Brasil enfrentarão chuvas intensas na semana de 18 a 23 de novembro, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Também está prevista a formação de ciclones, que devem impactar áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.

Veja a previsão do tempo por região:

Norte

A Região Norte do Brasil enfrentará chuvas em todos os estados. O Inmet colocou Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins em “perigo potencial” devido a chuvas intensas. Os acumulados hídricos podem variar de 80 mm a 100 mm nesses estados.

Com o aumento das chuvas, os rios que seguem em recuperação com o nível abaixo do normal podem ser regularizados até o fim de dezembro ou início de janeiro de 2025.

Nordeste

O Inmet aponta que a Bahia se encontra em “perigo potencial” devido a chuvas intensas. Os acumulados mais significativos, de até 100 mm em cinco dias, devem ocorrer no oeste e centro-sul da Bahia, no centro-sul do Maranhão e do Piauí.

Nas áreas do nordeste baiano, do interior de Pernambuco e da faixa litorânea leste, a previsão é de que o tempo permaneça quente e seco, com máximas de até 35 °C.

Centro-Oeste

Segundo o Inmet, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal estão sob o aviso de “perigo potencial” devido a chuvas intensas.

A região terá chuvas regulares ao longo da semana, com acumulados entre 40 mm e 80 mm, e tem previsão de temporais, com rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.

Sudeste

Os quatro estados da região, segundo o Inmet, terão chuva ao longo da semana e estão sob o alerta de “perigo potencial” devido a chuvas intensas.

No sudeste de Minas Gerais, o volume de chuvas pode atingir 50 mm em 24 horas, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Entre esta sexta-feira (22/11) e este sábado (23/11), o avanço de um ciclone extratropical deve levar chuvas fortes ao leste de São Paulo, Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e Espírito Santo, com rajadas de vento acima de 70 km/h e granizo.

Sul

Segundo o Inmet, a semana começa com frente fria avançando sobre o Rio Grande do Sul, trazendo temporais, com rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de granizo.

A partir de quinta-feira (21/11), um ciclone extratropical próximo à costa deve intensificar os acumulados de chuva no estado e em Santa Catarina. Os volumes podem ultrapassar 200 mm na faixa leste do Rio Grande do Sul e sudeste catarinense, gerando risco de alagamentos e deslizamentos.

O Paraná também está em “perigo potencial” devido a chuvas intensas, conforme o Inmet.

Na manhã desta segunda-feira (18/11), o coordenador da Defesa Civil municipal reportou que alguns bairros de Porto Alegre (RS) estão sem energia elétrica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile