Início Brasil Campanha comemora 20 anos do mês da visibilidade trans no Brasil

Campanha comemora 20 anos do mês da visibilidade trans no Brasil

0

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, nesta semana, a campanha “Os 20 anos da visibilidade trans no Brasil“, que celebra as duas décadas de lançamento, no Congresso Nacional, a campanha “Travesti e Respeito”. A mobilização, na época, pautou discurssões a cerca de direitos e políticas públicas para essa parcela da população brasileira.

Realizada no dia 29 de janeiro de 2004, a data se tornou um marco no combate à transfobia no Brasil, sendo o ponto alto do mês da visibilidade trans. Anualmente, janeiro traz reflexões sobre a importância da visibilidade de pessoas transgênero, aceitação e representativadade da transexualidade, e conscientização da luta por acesso à saúde, educação, geração de emprego digno e ao enfretamento ao preconceito e discriminação.

Com a nova campanha, a pasta procura apontar os avanços conquistados, e lembrar dos 20 anos de luta e desafios enfretados pela população transsexual. A ação já realiza ações digitais sobre o tema nas redes sociais do ministério, além de ter apresentado o selo comemorativo do 20º aniversário da data, formado por uma imagem de uma borboleta, como símbolo de transformação e liberdade.

As peças digitais também contam com diversas informações a cerca da transexualidade, buscando responder perguntas comuns como: “O que é uma pessoa trans? Como funciona o processo transexualizador? Quais são os tipos de violações mais sofridas pela população trans? No que avançamos? E quais são os desafios?”.

A programação da campanha inclui também a divulgação de estudos relacionados ao público trans, eventos presenciais e encontro de gestores trans. O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, confirmou presença na sessão solene comemorativa da data, na Câmara dos Deputados.

No próximo domingo (28/1), às 13h, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, será realizada a Primeira Marcha Nacional pela Visibilidade Trans, organizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e pelo Instituto Brasileiro de Transmaculinidades (Ibrat).

No mesmo dia, em São Paulo, acontecerá a oitava edição da Caminhada Trans, com o tema “Pelo Direito de Sobreviver, Existir e Resistir”, coordenada pela organização não governamental (ONG) Projeto Séforas. A caminha começará às 14h, no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, e seguirá pela rua Augusta, em direção a região do Largo do Arouche.

Todas as atividades comemorativas e que reforçam a luta por direitos iguais a população trans serão divulgadas no portal no ministério.

*Com informações da Agência Brasil

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile