Início Brasil Após queda de Juscelino, Lula indica Pedro Lucas para as Comunicações

Após queda de Juscelino, Lula indica Pedro Lucas para as Comunicações

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o deputado federal Pedro Lucas (União-MA) para assumir o Ministério das Comunicações após a saída de Juscelino Filho (União-MA), que pediu demissão na última terça-feira (8/4), depois de ser denunciado por corrupção.

Líder do União na Câmara, Pedro Lucas é uma indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ao titular do Planalto. Nesta quinta-feira (10/4), o petista recebeu dirigentes do partido para oficializar a escolha.


Denúncia e demissão

  • O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra o então ministro das Comunicações por suposto desvio de emendas, direcionadas a obras na cidade de Vitorino Freire (MA), na época comandada pela irmã de Juscelino, Luanna Rezende.
  • Um inquérito da Polícia Federal apontou que o político cometeu crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude em licitação.
  • Ainda na terça, o presidente Lula ligou para o ministro e solicitou que ele pedisse o afastamento do cargo para se dedicar à defesa.
  • Em nota, Juscelino afirmou que a saída “é um gesto de respeito ao governo e ao povo brasileiro”.
  • “Preciso me dedicar à minha defesa, com serenidade e firmeza, porque sei que a verdade há de prevalecer. As acusações que me atingem são infundadas, e confio plenamente nas instituições do nosso país, especialmente no Supremo Tribunal Federal, para que isso fique claro”, ressaltou o ministro.

A decisão de Lula foi comunicada pela ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais. A petista informou que o líder do União Brasil irá assumir o posto apenas depois da Páscoa, para definir questões ligadas a liderança da sigla.

“O União Brasil apresentou o nome do Pedro Lucas para substituir o ministro do Juscelino nas Comunicações. O presidente aceitou e fez um convite também ao líder para assumir o Pedro Lucas. O Pedro Lucas só pediu até depois da páscoa para assumir o ministério porque tem que encaminhar algumas comissões pessoais em fim de mandato também em relação à liderança da bancada”, disse Gleisi.

Até a Páscoa, a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino Mendes, fica de forma interina no comando da pasta.

A reunião para chanceler o nome de Pedro Paulo na Esplanada dos Ministérios contou com a presença de outros membros do primeiro escalão do governo Lula, como Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), além de Juscelino Filho.

Quem é Pedro Lucas

Pedro Lucas Fernandes foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2019, representando o estado do Maranhão. Se reelegeu em 2022 com 159.786 votos.

Antes, foi vereador de São Luís e presidente da Agência Executiva Metropolitana, durante o mandato de Flávio Dino à frente do governo maranhense.

O deputado integrou a comitiva de parlamentares que viajou ao Japão ao lado do presidente Lula, no mês passado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile