Neste domingo (27/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 79 anos. Os planos de comemorações mudaram, após o titular do Planalto ter sofrido um acidente em casa no dia 19 deste mês.
A pancada na cabeça, após queda no banheiro do Palácio da Alvorada, resultou em um traumatismo craniano, sangramento no cérebro e alguns pontos na região da nuca. O petista tem liberação médica para trabalhar, mas ainda não é aconselhável que ele deixe Brasília (DF).
Dessa forma, o chefe do Executivo terá que comemorar o aniversário na capital federal, em vez de em São Paulo (SP) com os filhos e o restante da família.
A princípio, a celebração seria na capital paulista, após Lula registrar seu voto em São Bernardo do Campo (SP). Mas, com as eleições municipais favorecendo adversários nessas duas cidades paulistas e para se resguardar, o presidente ficará no Palácio da Alvorada, sua residência oficial.
Além disso, a idade do petista faz com que não seja obrigatório ele registrar seu voto.
O aniversário não é o único plano frustrado pelo acidente de Lula. Duas viagens internacionais, para Rússia e Colômbia, já foram canceladas em prol da recuperação dele e há expectativa de mais uma participação suspensa, essa na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), no Azerbaijão, em novembro.
Apoiadores
Não há uma festa prevista para o titular do Planalto, mas é esperada a manifestação de apoiadores perto do Alvorada, similar ao que ocorreu no ano passado, quando Lula estava se recuperando da cirurgia no quadril.
O ato remete à época de prisão do chefe do Executivo, quando ficou detido 580 dias em Curitiba (PR) pela Operação Lava Jato. Nesse tempo, diversos apoiadores se reuniam na frente da Polícia Federal do Paraná para dar bom dia, boa tarde e boa noite ao petista.
Qual é a data certa?
Em discursos, Lula já explicou ter dois aniversários. Segundo a mãe, ele nasceu no dia 27 de outubro, mas foi registrado anos depois no dia 6 de outubro.
Em 2024, os dois aniversários do presidente caíram nos domingos de eleições municipais.