Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Neste domingo (3/11), o piloto da Red Bull, que largou na 17ª posição após um treino de qualificação ruim e uma punição de cinco posições, voltou a ganhar uma corrida. A surpresa ficou por conta da equipe Alpine, que colocou seus dois pilotos no pódio, com Esteban Ocon em 2º lugar e Pierre Gasly na 3ª colocação.
O rival de Verstappen na luta pelo campeonato, Lando Norris, que largou na pole position, ficou na 6ª posição. Com o resultado, o piloto da McLaren se complicou na disputa com o holandês, e a diferença aumentou para 62 pontos, deixando o piloto da Red Bull cada vez mais perto do quarto título mundial, faltando três etapas.
A próxima corrida será o Grande Prêmio de Las Vegas, nos Estados Unidos no dia 24 de novembro.
A corrida em Interlagos
Com o carro destruído após bater no treino de classificação para o GP de São Paulo, Alexander Albon, da Williams, não pôde participar da corrida principal. Já Lance Stroll, da Aston Martin, rodou na pista antes mesmo do início da corrida
Pole position em São Paulo, Lando Norris, da McLaren perdeu a primeira posição ainda na largada para George Russell, da Mercedes.
Largando na 17ª posição, Max Verstappen foi escalando o grid. Na volta de número 12, o atual líder do campeonato já estava na 6ª posição. Nesta mesma volta, destaque para a ultrapassagem de Franco Colapinto, da Williams, sobre o heptacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, com direto a comemoração da torcida argentina, que compareceu em peso ao autódromo de Interlagos.
Na volta 42, após um safety car, Verstappen assumiu a ponta ultrapassando Esteban Ocon. A partir desse momento, o piloto da Red Bull conseguiu se manter na liderança até o fim da corrida, garantindo a 8ª vitória na temporada.
Batidas e abandonos
Além dos acidentes no treino de classificação e Lance Stroll rodando sozinho na volta de apresentação, a chuva na pista de Interlagos fez outras “vítimas”: Franco Colapinto bateu forte na volta 32, e precisou deixar a corrida. Nico Hulkenberg também rodou, mas o piloto da Haas recebeu ajuda externa para voltar à pista, e por isso, foi desclassificado. Na volta 39, foi a vez de Carlos Sainz rodar sozinho em direção ao muro e precisou deixar a prova.
Confira a tabela da Fórmula 1 depois do GP de São Paulo
1 – Max Verstappen – 393
2 – Lando Norris – 331
3- Charles Leclerc – 307
4 – Oscar Piastri – 262
5 – Carlos Sainz – 244
6 – George Russell – 192
7 – Lewis Hamilton – 190
8 – Sergio Perez – 151
9 – Fernando Alonso – 62
10 – Nico Hulkenberg – 31
11 – Yuki Tsunoda – 28
12 – Pierre Gasly – 26
13 – Lance Stroll – 24
14 – Esteban Ocon – 23
15 – Kevin Magnussen – 14
16 – Alexander Albon – 12
17 – Daniel Ricciardo – 12
18 – Oliver Bearman – 7
19 – Franco Colapinto – 5
20 – Liam Lawson – 4
21 – Zhou Guanyu – 0
22 – Logan Sargeant – 0
23 – Valtteri Bottas – 0