O secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, detalhou planos e conquistas alcançadas pela administração do governador Ibaneis Rocha. A palestra foi o ponto alto do almoço empresarial do Lide Brasília, que ocorreu nesta quarta-feira (11), na residência da empresária Laura Oliveira, do grupo Levvo. José Humberto deu especial ênfase às ações do plano Brasília Renovada que o GDF quer implementar neste ano.

Recebido por Paulo Octávio, presidente do grupo de empresários, que falou detalhou a trajetória empresarial e política do convidado, com passagens expressivas pelos setores supermercadis e da construção civil, José Humberto iniciou a apresentação mostrando o trabalho do governo no ano passado, com o SOS – DF Emergencial, plano que abrangeu as áreas de segurança, educação, saúde e infraestrutura. Graças a estas ações, o GDF reformou escolas, fez as delegacias funcionarem 24h e realizou a revitalização do asfalto da cidade, entre outras ações.

O secretário disse que um dos compromissos do governo é agilizar a aprovação de projetos e alvarás e facilitar a abertura de empresas, para que a economia do DF prospere novamente, com geração de emprego e renda. “O governo criou ainda o Desenvolve DF, que vai ampliar o acesso dos empresários a imóveis da Terracap, e será por meio de arrendamento das terras ao invés de compra”, completou.

Na educação, o maior projeto do governo é a militarização de escolas, que conta com aprovação de 76% de professores e alunos, segundo pesquisa do GDF. Outra ação importante é a licitação para a construção de 400 novas salas de aulas, o que permitirá a muitas crianças e adolescentes estudar próximos de suas residências. Ele também acenou com a construção de mais 22 creches e 21 escolas. E lembrou que o lançamento do cartão-creche possibilitou a entrada de 5 mil crianças no sistema de ensino neste semestre, com a previsão de mais 5 mil crianças no próximo.

José Humberto contou que o GDF está ativando 148 novos leitos de internação e prevê a construção de 19 novas unidades básicas de saúde, com a contratação de equipes médicas para atender a população. Há também o projeto de três novos hospitais no DF, sendo um no Guará e um na Ceilândia. Na segurança, ele destacou a criação da Guarda Civil Distrital, com 2 mil vagas, que vai proteger monumentos e edificações públicas. Houve também a contratação de novos policiais militares e bombeiros.

SOBRE O LIDE

Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado, que reúne empresários em nove países e quatro continentes. Atualmente tem 1.300 empresas filiadas (com as unidades nacionais e internacionais), que representam 49% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil e no exterior, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here