Os ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde) fizeram um anúncio, na noite desta sexta-feira (11/2), no sistema de rádio e televisão para divulgar a nova campanha de vacinação nas escolas públicas de todo o país.
A medida visa alertar os pais e responsáveis dos estudantes sobre a campanha de atualização da caderneta de vacinação marcada para ocorrer entre 14 e 25 de abril nas escolas públicas.
“O Brasil está dando a volta por cima e vamos, de novo, ser campeões do mundo na vacinação. Para isso, a gente vai contar com uma grande mobilização junto com estados e municípios nas escolas da rede pública, que começa na próxima segunda-feira, dia 14, e vai até o dia 25 deste mês. É a ação Saúde na Escola”, disse Alexandre Padilha.
A previsão é de que 5.544 municípios participem da ação, envolvendo 27,8 milhões de alunos de 109,8 mil escolas. Segundo o Ministério da Saúde, é a maior adesão da história desde a criação do Programa Saúde na Escola, em 2007.
“Vamos oferecer as vacinas adequadas para cada idade. Para crianças menores de 5 anos do ensino infantil, vamos ter vacina contra a febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana. Para as maiores de 5 anos e menores de 15 anos, vamos ter vacina contra a febre amarela, tríplice viral, tríplice bacteriana, meningite e HPV, que é o vírus que causa o câncer”, explicou o ministro da Saúde.
Camilo Santana reforçou a importância da participação dos municípios e dos responsáveis dos estudantes para conseguir bons resultados com as ações.
“Vamos vacinar quase 30 milhões de estudantes em quase 110 mil escolas em todos os cantos do país”, disse o ministro da Educação. “Todo mundo deve fazer a sua lição de casa e manter seu cartão de vacinação atualizado durante todo o ano e também orientar seus familiares e amigos a fazerem o mesmo.”
As vacinas disponibilizadas serão:
- Febre amarela
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- DTP (tríplice bacteriana)
- Meningocócica ACWY
- HPV