-Publicidade -spot_img
More
    InícioBrasilO que fez leoa atacar jovem que invadiu recinto no zoo de...

    O que fez leoa atacar jovem que invadiu recinto no zoo de João Pessoa

    Published on

    spot_img

    O Gerson de Melo Machado, de 19 anos, que morreu nesse domingo (30/11), após invadir o recinto de uma leoa em um zoológico de João Pessoa (PB), tinha transtornos mentais não tratados, pulou uma parede de 6 metros e entrou na área restrita do animal. O Metrópoles conversou com especialistas para saber o que provoca o ataque do bicho nestas ocasiões.

    O incidente aconteceu no Parque Arruda Câmara, conhecido como Parque da Bica. Além de pular o muro, o rapaz teria passado pelas grades de segurança usando uma árvore como apoio antes de invadir o recinto da leoa. O fato de Gerson sonhar em ir para a África “domar leões” pode ter sido um dos motivos para ele entrar no local restrito e se aproximar do animal.

    Leia também

    Kássia Vieira, médica veterinária e professora de comportamento e bem-estar animal do curso de medicina veterinária da Universidade Católica de Brasília (UCB) explica que a leoa agiu em defesa da integridade.

    O que fez leoa atacar jovem que invadiu recinto no zoo de João Pessoa - destaque galeria5 imagensConselheira tutelar Verônica Oliveira ao lado de Gerson de Melo Machado, conhecido como VaqueirinhoLeoa que atacou o jovem em João PessoaHomem invade jaula e é morto por leoa em João PessoaVeterinária mostra interação dócil com leoa que matou homem em zoológico
Fechar modal.MetrópolesGerson de Melo Machado, o Vaqueirinho, morto por uma leoa em João Pessoa, após invadir a jaula do animal1 de 5

    Gerson de Melo Machado, o Vaqueirinho, morto por uma leoa em João Pessoa, após invadir a jaula do animal

    Reprodução/PMPBConselheira tutelar Verônica Oliveira ao lado de Gerson de Melo Machado, conhecido como Vaqueirinho2 de 5

    Conselheira tutelar Verônica Oliveira ao lado de Gerson de Melo Machado, conhecido como Vaqueirinho

    Arquivo pessoal/ Material cedido ao MetrópolesLeoa que atacou o jovem em João Pessoa3 de 5

    Leoa que atacou o jovem em João Pessoa

    Material cedido ao MetrópolesHomem invade jaula e é morto por leoa em João Pessoa4 de 5

    Homem invade jaula e é morto por leoa em João Pessoa

    ReproduçãoVeterinária mostra interação dócil com leoa que matou homem em zoológico
5 de 5

    Veterinária mostra interação dócil com leoa que matou homem em zoológico

    Reprodução/melleite.vet

    “Quando esse homem entra dentro do recinto, a leoa sente que não tem como fugir. Ela não tem para onde ir, então ela precisa se defender. É uma ameaça, uma resposta por medo e por se sentir ameaçada. O segundo ponto e possibilidade é a defesa de território. Então, onde tem um local onde eles habitam e cuidam de seus filhotes, eles vão defendê-los de qualquer ameaça”, afirma Kássia.

    O que aconteceu?

    • Um rapaz, identificado como Gerson de Melo Machado, de 19 anos, morreu após invadir a jaula de uma leoa em João Pessoa, na Paraíba.
    • Imagens que circulam nas redes sociais registram o momento da invasão. No vídeo, é possível observar o homem escalando uma estrutura lateral da jaula.
    • Ele utiliza o tronco de uma árvore localizada dentro do recinto como apoio para, finalmente, entrar no espaço onde a leoa estava
    • Após invadir o local, ele é atacado pelo animal.
    • Gerson apresentava transtornos mentais. Ele acumulava 16 passagens na polícia, principalmente por dano e pequenos furtos.

    A especialista acrescentou que, pelas características visíveis, o que pode ter motivado o animal ir para cima do ser humano foi o “medo intenso, em estado de estresse”.

    Este estado emocional no animal gera sintomas como coração acelerado, ofegância e hipervigilância. Estes efeitos são ativados quando a leoa se sente encurralada, pressionada e consequentemente sem chance de fuga.

    “Quando o animal sente a presença de um ser humano por perto, a reação desses animais de zoológico, que já estão há muito tempo, já estão habituados no seu recinto, é de tentar fugir. Como dentro de um recinto esse animal não consegue fugir, ele vai se defender. Como é que ele se defende? Atacando. Então, não só pela defesa do território, mas também por estar protegendo a própria vida. Pela resposta do medo de luta ou fuga”, avalia a professora Kássia Vieira.

    O Parque da Bica comunicou que a leoa, apelidada de Leona pelos servidores do zoológico, passou por um “nível elevado de estresse” e que o animal está bem e segue em observação e acompanhamento contínuo. A instituição ainda informou que ela não será sacrificada.

    Leona se encontra bem apesar do estresse

    O veterinário responsável pelo Zoológico, Thiago Nery, disse que Leona, apesar do estresse, “está bem e tranquila” após o incidente. Ele relatou que o animal também estava em choque após se sentir ameaçada e que, depois que o animal foi para o “recinto extra” do zoo, a equipe de veterinários pôde observá-lo melhor.

    A Polícia Civil da Paraíba investiga o caso e aguarda a perícia.

    Últimas Notícias

    Por que Claudia Raia insistiu em Terra Nostra e depois criticou papel

    Claudia Raia volta ao ar com a reexibição de Terra Nostra no Vale a...

    Fãs encontram erro de cena que passou despercebido em Wicked 2

    Fãs de Wicked: Parte 2 identificaram um possível erro de continuidade que passou despercebido...

    A Fazenda 17. Roça tem Toninho, Mesquita, Duda e Saory: vote na enquete

    A Fazenda 17  eliminará mais um peão nesta quinta-feira (11/12). Disputam a roça da...

    Combinação de suplementos reduz efeitos de tumor cerebral agressivo

    Um estudo do Centro Avançado de Tratamento, Pesquisa e Educação em Câncer, na Índia,...

    Relacionadas

    Por que Claudia Raia insistiu em Terra Nostra e depois criticou papel

    Claudia Raia volta ao ar com a reexibição de Terra Nostra no Vale a...

    Fãs encontram erro de cena que passou despercebido em Wicked 2

    Fãs de Wicked: Parte 2 identificaram um possível erro de continuidade que passou despercebido...

    A Fazenda 17. Roça tem Toninho, Mesquita, Duda e Saory: vote na enquete

    A Fazenda 17  eliminará mais um peão nesta quinta-feira (11/12). Disputam a roça da...