O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta terça-feira (26/3), uma lei que traz importantes mudanças para a carreira da Polícia Penal do Distrito Federal, vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape). Essa reestruturação inclui um reajuste significativo nos subsídios dos profissionais, que agora variam de R$ 9.428,40 a R$ 18.417,51.


Essa medida beneficia cerca de 2.144 servidores da secretaria, que desempenham um papel crucial no cuidado dos mais de 16,7 mil custodiados em oito unidades prisionais, além dos indivíduos em regime semiaberto e aqueles monitorados por tornozeleiras eletrônicas no Centro de Progressão Penitenciária (CPP).


Para o governador Ibaneis Rocha, essa reestruturação é mais do que justa, considerando os serviços essenciais prestados pela categoria. Ele enfatizou que esse ajuste era aguardado há mais de um ano e que é um reconhecimento merecido pelo trabalho árduo dos policiais penais.


O secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Souza e Teles, também destacou a importância dessa medida, afirmando que ela corrige distorções na carreira e proporciona um tratamento uniforme para todos os profissionais. Ele ressaltou que o sistema de subsídio incorpora todas as verbas complementares dos policiais em uma única parcela, eliminando disparidades salariais anteriormente existentes.


A sanção dessa lei foi realizada no gabinete do governador, com a presença de diversas autoridades, incluindo o titular da Seape, o secretário de Comunicação, o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e representantes sindicais, evidenciando o reconhecimento e a importância dessa reestruturação para a categoria dos policiais penais do Distrito Federal.