Superterça: Estados Unidos Iniciam Decisões Cruciais na Corrida Presidencial

Nesta terça-feira (5), eleitores de mais de 15 estados norte-americanos participarão das primárias, marcando uma etapa significativa na eleição presidencial. Os favoritos, Joe Biden e Donald Trump, enfrentam um cenário previsível e relativamente esvaziado, dada a quase certeza de suas candidaturas.

Em destaque, a disputa republicana poderia aquecer caso Nikki Haley surpreenda e vença Trump em alguns estados. Ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU e ex-governadora da Carolina do Sul, Haley emergiu como a principal oponente de Trump, apresentando posições mais moderadas que atraem o eleitorado republicano menos inclinado ao radicalismo.

Com 15 estados em jogo, a Superterça destaca-se pela presença de dois dos maiores colégios eleitorais do país, Califórnia e Texas. Do lado democrata, Biden ainda enfrenta dois concorrentes, mas mantém sua posição como grande favorito.

A saída de Ron DeSantis, que anunciou apoio a Trump, deixa Nikki Haley como a desafiante principal. Sua ascensão nas pesquisas e arrecadação de fundos indicam um apoio crescente entre os republicanos que buscam uma abordagem mais moderada em temas sociais, como o aborto, contrastando com a postura radical de Trump.

A Superterça, historicamente decisiva, pode não trazer grandes surpresas na disputa presidencial, mas, com a ascensão de Haley, o cenário republicano promete um debate mais acalorado. O resultado dessas primárias definirá os rumos das campanhas e a configuração final dos candidatos à Casa Branca em uma eleição que captura a atenção não apenas dos americanos, mas de observadores globais.