De surpresa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhou a estudante Joyce Lourenço, de 18 anos, em uma agência da Caixa Econômica Federal, no Palácio do Planalto, para sacar o dinheiro do programa Pé-de-Meia.
A jovem é moradora de Ceilândia (DF) e prestou o Exame Nacional do Ensino Médio em 2024. Ela passou para o curso de medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), além de ter conseguido uma bolsa 100% do Prouni, em uma faculdade particular.
Nessa semana, o governo iniciou o pagamento de R$ 1 mil aos estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública.
“Essa menina veio receber o Pé-de-Meia dela, vai depositar na poupança porque ela não quer gastar, ela quer gastar o dinheiro com o curso dela, comprar as coisas que precisa. E eu acho que ela é uma referência para quem quiser vencer na vida”, disse o presidente.
“Ela significa para os estudantes brasileiros aquilo que a Rebeca [Andrade] significa para o esporte. Só vai ganhar o prêmio quem se dedica”, completou.
Mudança na SRI
Durante a agenda, Lula também comentou as recentes mudanças no governo e afirmou que o nome que ocupará o comando da Secretaria das Relações Institucionais (SRI) após a saída do ministro Alexandre Padilha já está escolhido. No entanto, o presidente evitou revelar quem será o novo ministro e quando anúncio será feito.
“Já está escolhido mas eu não contei para vocês ainda. Eu vou contar quando eu falar com a pessoa primeiro, senão, eu vou indicar a pessoa sem ter falado. Vamos ter paciência, tudo vai acontecer no tempo certo”, afirmou.