-Publicidade -spot_img
More
    InícioSaúdeGordura no fígado: confira alimentos benéficos para a saúde do órgão

    Gordura no fígado: confira alimentos benéficos para a saúde do órgão

    Published on

    spot_img

    O fígado participa de grande parte dos processos metabólicos do corpo humano, incluindo a digestão de gorduras, absorção de nutrientes e eliminação de substância. O órgão é considerado imprescindível para o funcionamento do organismo, mas pode diminuir o ritmo e até parar de funcionar de forma adequada quando é impactado por maus hábitos alimentares.

    A má alimentação pode ser o pontapé inicial de vários problemas hepáticos, iniciando pela esteatose hepática (gordura no fígado). Quando não tratado, o excesso de gordura pode evoluir para cirrose, inflamações e até câncer no fígado.

    Leia também

    Alimentos que fazem bem para a saúde do fígado

    A boa notícia é que bons hábitos alimentares associados à prática regular de atividade física pode prevenir o problema e até ajudar a reverter o quadro de gordura no fígado.

    De acordo com o nutricionista Guilherme Lopes, o fígado é altamente regenerativo e alguns nutrientes presentes nos alimentos são essenciais para ativar esse “poder”. É essencial priorizar os ricos em antioxidantes, colina, ácido alfa-lipóico e enxofre.

    “Além de ajudar a reduzir o estresse oxidativo nas células hepáticas, esses nutrientes auxiliam na metabolização de gorduras, prevenindo o acúmulo de lipídios no fígado. Eles também favorecem a desintoxicação e protegem o órgão”, afirma o profissional do Grupo Mantevida, em Brasília.

    Entre esses alimentos, Lopes aponta as frutas cítricas (como laranja, limão e acerola); os vegetais verde-escuros (como espinafre, couve e brócolis); ovos e peixes; cebola e alho.

    “Uma alimentação rica em verduras, legumes, proteínas magras, grãos integrais e fontes de gorduras boas favorece a saúde em geral e o bom funcionamento do fígado”, ressalta a médica gastro-hepatologista Natália Trevizoli, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

    Alimentos que devem ser evitados

    O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados associado ao sedentarismo, por outro lado, impacta diretamente a saúde hepática, aumentando as células de gordura no órgão. “Bebidas açucaradas, carnes processadas e frituras devem ser evitadas, pois favorecem resistência à insulina e inflamação, dificultando o trabalho do fígado”, diz Lopes.

    O álcool também atrapalha o órgão, gerando possíveis inflamações e gordura no fígado. Outro fator não relacionado à alimentação, mas que é tão prejudicial quanto, é a ingestão indevida de medicamentos. Quando tomamos remédio sem necessidade, o fígado é obrigado a metabolizar e eliminar as substâncias do corpo, sobrecarregando seu funcionamento.

    4 imagensA condição de gordura no fígado acomete 30% da população mundialAlterações na função hepática podem provocar distúrbios do sono, como insônia, sonolência diurna e ciclos de descanso irregularesNo início, as manifestações costumam ser inespecíficas, como cansaço, fraqueza, perda de apetite, náuseas, sensação de inchaço abdominal ou desconforto do lado direito do abdomeFechar modal.1 de 4

    A esteatose hepática é popularmente conhecida como gordura no fígado

    Mohammed Haneefa Nizamudeen/Getty Images2 de 4

    A condição de gordura no fígado acomete 30% da população mundial

    Magicmine/Getty Images3 de 4

    Alterações na função hepática podem provocar distúrbios do sono, como insônia, sonolência diurna e ciclos de descanso irregulares

    Science Photo Library – SCIEPRO/Getty Images4 de 4

    No início, as manifestações costumam ser inespecíficas, como cansaço, fraqueza, perda de apetite, náuseas, sensação de inchaço abdominal ou desconforto do lado direito do abdome

    Magicmine/Getty Images

     

    Sinais de alerta para rever a dieta

    A grande dificuldade para detectar condições hepáticas é que os sinais são silenciosos e inespecíficos nas fases iniciais. “Manifestações precoces incluem fadiga, anorexia, náuseas, desconforto abdominal e elevação discreta de enzimas importantes para o metabolismo de aminoácidos”, diz Natália.

    À medida que a função hepática é prejudicada, sintomas mais característicos surgem, como icterícia (olhos amarelados), ascite (acúmulo de líquido dentro do abdômen) e encefalopatia. O problema é que os sinais só aparecem quando a condição já está avançada, dificultando o tratamento.

    “Em muitos casos, o diagnóstico é feito apenas por meio de exames laboratoriais de rotina que revelam elevação de enzimas hepáticas. A detecção precoce por meio de acompanhamento médico e exames periódicos é fundamental para prevenir a progressão e permitir tratamento oportuno”, conta a médica gastro-hepatologista.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

    Últimas Notícias

    Rodrigo Faro interrompe apresentação na Globo e cai no choro

    O apresentador Rodrigo Faro foi o convidado do Encontro desta quinta-feira (30/10) e chorou...

    Trailer de Stranger Things adianta cenas chocantes e sugere morte

    A Netflix revelou nesta quinta-feira (30/10), o trailer oficial da 5ª e última temporada...

    Tremembé: criminosos lucram com histórias contadas na série?

    A série Tremembé, uma das produções nacionais mais aguardadas da Prime Video, voltou a...

    Anvisa proíbe produtos usados em esmaltação em gel por risco de câncer

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de duas substâncias químicas...

    Relacionadas

    Rodrigo Faro interrompe apresentação na Globo e cai no choro

    O apresentador Rodrigo Faro foi o convidado do Encontro desta quinta-feira (30/10) e chorou...

    Trailer de Stranger Things adianta cenas chocantes e sugere morte

    A Netflix revelou nesta quinta-feira (30/10), o trailer oficial da 5ª e última temporada...

    Tremembé: criminosos lucram com histórias contadas na série?

    A série Tremembé, uma das produções nacionais mais aguardadas da Prime Video, voltou a...