O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará um reforço na sinalização e na fiscalização do trânsito na Esplanda dos Ministérios durante esta semana. Devido à XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, que acontecerá entre terça-feira (23) e sexta-feira (25), em Brasília, o departamento tentará garantir a fluidez e a segurança no trânsito da região.
O evento espera receber cerca de 3 mil pessoas. Segundo o Detran, a atuação dos agentes de trânsito será das 8h às 19h, especialmente para coibir estacionamento irregular de veículos e organizar o fluxo de veículos e pedestres na via S2, Esplanada dos Ministérios, proximidades do Congresso Nacional e do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
“Essa medida se faz necessária uma vez que a estimativa de público gira em torno de três mil pessoas e, em eventos semelhantes, o estacionamento inadequado comprometeu a fluidez do trânsito na região”, diz o Detan.
Desde a noite de segunda-feira (21/4), os dois lados da via de ligação S1/N1 e N1/S1, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e da S2, contemplando o Palácio do Itamaraty e o anexo IV da Câmara dos Deputados, estarão com nova sinalização.
Será montado também um Ponto de Controle de Trânsito (PCTran) na via de ligação S1/N1 altura do Centro de Convenções, para patrulhamento do perímetro, fazendo o controle das travessias de pedestres e coibindo irregularidades de trânsito que possam comprometer a segurança viária, desde as 8h até as 19h, em todos os dias de evento.
Estacionamento
O Detran-DF recomenda aos condutores que utilizem opções de estacionamento adequadas, como o Parque da Cidade, a Torre de TV e o estacionamento privado do Estádio Nacional, para garantir a fluidez do trânsito e a preservação dos espaços públicos. É importante ressaltar que não será tolerado o estacionamento em gramados e outras áreas irregulares.
“Sabendo que o evento terá uma grande aglomeração de pessoas, os condutores que puderem deverão evitar transitar no Eixo Monumental e dar preferência de rota pelo Parque da Cidade ou pela pista do Autódromo”, ressalta o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto.