“Como humanidade, temos muito o que

aprender ainda com a filosofia africana Ubuntu”

A afirmação é do presidente da Fraternidade Sem Fronteiras, Wagner Moura, que está empenhado em realizar, no próximo mês de abril, em São Paulo, a quarta edição do Encontro Nacional FSF, que promete ser o melhor de todos os tempos

 Um movimento fraterno, sem fronteiras ideológicas, religiosas ou territoriais, construído por muitas mãos e que pudesse minimizar um pouco da desigualdade social no mundo. Foi com esta proposta que nasceu, há dez anos, a Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), OnG humanitária fundada e presidida por Wagner Moura. Nesta entrevista, ele conta um pouco da filosofia africana Ubuntu, que tem inspirado a atuação da FSF, que possui 45 polos de trabalho, mantendo centros de acolhimento e oferecendo alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável e construção de casas para famílias em alta situação de vulnerabilidade social, no Brasil e no mundo. A OnG, cuja sede funciona em Campo Grande (MS), abraça, ainda, projetos voltados para crianças com microcefalia e doenças raras. Moura adianta, também, neste bate papo, as novidades do IV Encontro Nacional Fraternidade Sem Fronteiras, que ocorrerá na capital paulista, de 17 a 19 de abril deste ano. Confira:

A filosofia Ubuntu, que prega que “eu sou porque nós somos”, tem sido bastante difundida pela FSF. No que ela dialoga com a proposta da FSF?

Viver uma fraternidade genuína ainda é um grande desafio no mundo atual. Isso porque ainda somos muito individualistas. A fraternidade nos nivela, nos faz olhar o semelhante como irmão, nos faz sermos mais solidários e mais humanos. Ubuntu é um conceito semelhante, que vem de uma filosofia e ética africana provinda dos antepassados, que relembra a essência da nossa humanidade. Acredito, piamente, que só poderemos ser felizes quando nosso próximo também estiver feliz e isso ilustra o conceito de fraternidade. Afinal, quando buscamos trabalhar em prol da felicidade do outro, estamos sendo irmãos.

Quais os principais valores desta filosofia?

A filosofia Ubuntu permeia os seguintes valores: Compaixão, porque a partir do momento em que nós abrimos para sentir a dor de outra pessoa, abrimos também o nosso potencial humano de ação na tentativa honesta de ajuda-la; União, porque quando fazemos parte de uma aldeia universal em que estamos todos ligados uns aos outros, ninguém é feliz sozinho, ninguém veio ao mundo sozinho, ninguém aprendeu a falar sozinho. Tudo que sabemos hoje aprendemos com outros seres humanos. É entendimento de que somos parte de uma humanidade e devemos trabalhar juntos por ela; e Compartilhamento, haja vista que o mundo tem recursos suficientes para todos. Quando apreendermos a compartilhar não haverá mais fome no mundo, não haverá mais pessoas vivendo nas ruas e as desigualdades se reduzirão. Quando compartilhamos – sejam recursos, conhecimentos, sentimentos -, geramos uma força que beneficia o outro e a nós mesmos. Estes valores nunca são trabalhados de forma solitária. Sempre andam de mãos dadas com outros tais como gentileza, perdão, humildade e solidariedade, por exemplo.

De que forma este tema será explorado no IV Encontro Nacional Fraternidade Sem Fronteiras?

A filosofia Ubuntu estará presente em todas os painéis do IV Encontro, uma vez que os valores Ubuntu são os valores da Fraternidade sem Fronteiras e são trabalhados em todo movimento.

 Que mensagem você gostaria de deixar para o público do IV Encontro FSF?

É uma excelente oportunidade de vivenciar a teoria e prática do amor, em sua expressão mais genuína. É uma imersão, uma viagem para dentro de si, que eu recomendo a todos, que ainda não tiveram essa experiência.

SERVIÇO:

IV ENCONTRO FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS

 

Quando: De 17 a 19 de abril de 2020

Onde: Parque de Exposições Anhembi – São Paulo –SP

Quanto: R$ 150 (por participante) – Inteira

Informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/

Inscrições: https://www.sympla.com.br/iv-encontro-fraternidade-sem-fronteiras__506708?gclid=EAIaIQobChMI5L6dr_zn5gIVhhGRCh0XgADnEAAYASAAEgKXo_D_BwE

________________________________________________________________

Mercado de Trabalho

Oportunidade nas Lojas Americanas

 A Lojas Americanas, uma das maiores empregadoras do Brasil com mais de 25.000 funcionários, está com inscrições abertas para o Programa Trainee de Loja. O programa é destinado a jovens de todo o país, graduados em qualquer curso nos últimos 4 anos e que queiram assumir alto nível de responsabilidade em curto espaço de tempo. As vagas são para atuação nas cidades de São Paulo, Santos (SP), Rio de Janeiro, Niterói (RJ), Curitiba (PR), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Com duração de até 12 meses, o programa tem o objetivo de tornar o trainee um gerente de um grupo de lojas.

________________________________________________________________

Varejo

Festival de Frutas no Bob’s

Amantes dos milk shakes e sundaes do Bob’s passam a contar com novidades criadas pela marca especialmente para o Verão: o Festival de Frutas, com os sabores Frutas Vermelhas (Morango, Framboesa e Amora) e Frutas Amarelas (Pêssego, Manga e Maracujá). “Nossa ideia é deixar o verão das pessoas ainda mais refrescante. Para isso, nada melhor do que unir duas paixões dos brasileiros: o Milk Shake Bob’s e as frutas”, diz Raquel Paternesi, diretora de Marketing da marca. Marcos Mion, um dos apresentadores de maior sucesso da televisão na atualidade e um dos maiores influenciadores nas redes sociais, foi a personalidade escolhida pela marca para apresentar as novidades em uma campanha que entrou no ar em dezembro, com materiais expostos no PDV, além de divulgação em mídias sociais, internet e televisão. Para fortalecer ainda mais o plano de divulgação da Campanha, o Bob’s contará com 32 influenciadores digitais que irão apresentar os novos sabores em seus canais.

________________________________________________________________

Agenda

Piri abriga congresso de relacionamentos

Vem aí o I Congresso Nacional de Relacionamentos Amorosos, iniciativa criada pelo portal Bem Separadas para discutir os rumos das relações afetivas e de que forma as pessoas podem construir relacionamentos sólidos e alicerçados sob bases mais transparentes e profundas. Previsto para junho do ano que vem, o congresso deve reunir cerca de duas mil pessoas, em Pirenópolis (GO). Para dar a largada do projeto, acontece de 14 a 16 de fevereiro deste ano, em Pirenópolis, o pré-lançamento do congresso, com uma série de atividades. “Elas vão dar o gostinho do que o público pode esperar em 2021”, explica Valéria Ruiz, coach de relacionamentos, palestrante, mentora e empreendedora social, que há quase cinco anos dirige o portal Bem Separadas, que busca acolher, orientar e dar suporte a mulheres que romperam relacionamentos.

________________________________________________________________

Setor Bancário

Cresce “contas fáceis” no BB

 O BB superou a marca de 1,1 milhão de novas Contas Fáceis em 2019, a modalidade de conta do Banco do Brasil, que possibilita que pessoas físicas tenham uma conta corrente com um fluxo de abertura totalmente digital e simplificado, realizado pelo próprio cliente, por meio do aplicativo BB no celular. É preciso apenas enviar documento de identificação e uma foto tipo selfie.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here