O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 é: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A informação foi confirmada pelo ministro da Educacão, Camilo Santana, por meio das redes sociais logo após o início da prova.
De acordo com o chefe da pasta, mais de 4,3 milhões de pessoas de inscreveram para o Enem, cujo primeiro dia de aplicação ocorre neste domingo (3/11).
Os candidatos devem elaborar um texto dissertativo e com uma proposta de intervenção sobre o tema. Na edição passada, o tema foi os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Prova
Além da redação, o primeiro dia de Enem conta com 90 questões, sendo metade de linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e metade de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
No entanto, a redação é a nota de maior peso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, gera muitas dúvidas e inseguranças nos candidatos.
Nela, os candidatos fazem a produção de um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas. O candidato deve defender um ponto de vista — uma opinião a respeito do tema proposto—, apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.
Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às competências que serão exigidas no texto. Será avaliado o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e a proposta de intervenção para o problema abordado.