O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 ocorreu neste domingo (10/11). Os estudantes responderam as questões de matemática e ciências da natureza, com temas relacionados à vacina contra a Covid-19 e também a respeito da reforma do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, para a Copa do Mundo de 2014.
O Enem deste ano teve mais de 4,3 milhões de inscritos. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a taxa de abstenção foi de 30,6%, a menor dos últimos anos para o segundo dia de provas.
“Meu grande objetivo é saber, agora, a taxa [de abstenção] dos alunos matriculados neste ano no Ensino Médio, tanto nas escolas da rede pública, quanto da privada”, indicou Santana.
Neste domingo, os candidatos realizaram a prova de ciência da natureza, incluindo física, química, biologia e questões interdisciplinares. Confira alguns temas que caíram nas questões:
Raios X e segurança em aeroportos;
Combustíveis e emissão de gases;
Vírus HTLV-1;
Exoesqueleto de crustáceos;
Epidemias e saúde pública;
Dimensões de um campo de futebol;
Financiamento imobiliário;
Jogo de adivinhação;
Reciclagem de latas de alumínio;
Processo evolutivo;
Crescimento de bactérias em diferentes meios;
Vacinas e resposta imune.
Enem 2024
O Enem foi aplicado em 1.753 municípios do Brasil, em todas as regiões do Brasil. Os dados consolidados do exame deste ano serão divulgados em 13 de janeiro de 2025, junto com os resultados individuais.
Confira números do Enem 2024:
1.753 municípios de aplicação;
Cerca de 10 mil locais de prova;
10 mil coordenações de aplicação;
140 mil salas de prova;
Mais de 500 mil colaboradores;
Cerca de 9 milhões de provas impressas;
18 cadernos de provas diferentes;
Mais de 300 milhões de páginas impressas;
65 mil malotes de provas.