Brasília terá um vice-presidente na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Gustavo Dias Henrique, diretor de Relações Institucionais, foi eleito no pleito nesta segunda-feira (24/3), e fará parte do novo mandato de Ednaldo Rodrigues na presidência da entidade.
Após 10 anos, o DF retorna à vice-presidência da CBF. O último vice de Brasília na confederação foi o carioca Weber Magalhães, que deixou o cargo em 2015. Assim, Gustavo Dias Henrique é o primeiro brasiliense a integrar o quadro de vice-presidentes da entidade.
Veja o momento do anúncio da vitória de Ednaldo Rodrigues à reeleição da presidência da CBF:
Ao Metrópoles Gustavo lembrou da relação de sua família com a cidade e o que significa representar o DF agora na vice-presidência da CBF.
“Representar o Distrito Federal na CBF é motivo de muito orgulho e, como alguém nascido e criado aqui, faz um filme passar na cabeça. É um filme que começa lá nos anos 60, com meu pai chegando para a construção de Brasília, e que passa pela formação da minha família em meio ao crescimento da cidade. E o futebol, claro, sempre esteve presente nas nossas vidas”.
O brasiliense relembrou o início da trajetória no futebol. “Lembro quando joguei nas categorias de base do Brasília, clube tradicional da cidade, como lateral-esquerdo, e era treinado pelo saudoso ‘Seu Paulo’, quando fomos campeões brasilienses. Jogávamos em vários estádios do DF e até mesmo no antigo estádio Pelezão, que ficava no bairro do Park Sul. São memórias que levarei pra sempre”, disse.
“Cresci, estudei e me formei no Distrito Federal. Testemunhei as muitas fases dessa cidade que se tornou metrópole e que hoje é palco de diversos eventos relevantes que contribuem para o desenvolvimento do futebol brasileiro. Acabamos de receber mais uma vitória histórica da Seleção Brasileira e já vimos por aqui, recentemente, partidas de Supercopa, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiros, Estaduais…”, reforçou Gustavo.
Gustavo cita o grande número de jogos que passaram a fazer parte do calendário esportivo de Brasília. “Os grandes times do país estão sempre por aqui, esses jogos já se tornaram rotina para o torcedor brasiliense. Definitivamente, já se foi o tempo em que Brasília vivia à margem do futebol brasileiro. Hoje somos um hub do futebol no país, e o convite do presidente Ednaldo Rodrigues para que eu ocupe uma vice-presidência só reforça a importância que Brasília hoje tem para o cenário do esporte”.
Governador Ibaneis Rocha comemora eleição de representante do DF
O governador Ibaneis Rocha (MDB) celebrou a eleição de Gustavo Dias Henrique à vice-presidência da CBF. “Gustavo Henrique é uma pessoa da minha extrema confiança. Está comigo desde o começo e ficarei muito feliz com a participação dele na vice-presidência da CBF, porque o Distrito Federal entra no cenário mundial do futebol”, afirmou Ibaneis.
“Este projeto do GDF de fazer do Distrito Federal o principal centro de treinamento da CBF coloca nossa capital como grande referência dos esportes do Brasil. A capital tem tudo o que é necessário em termos de infraestrutura: excelente aeroporto, hotéis próximos dos eventos, segurança de qualidade e algo que importa muito neste contexto: estádios preparados como é o caso da Arena BRB Mané Garrincha e do Bezerrão, no Gama”, ressaltou o governador.
DF na rota dos grandes eventos
A eleição de Gustavo Dias Henrique coincide com o grande momento esportivo que vive a capital federal. Na última semana, a Arena BRB Mané Garrincha foi palco da contagiante vitória da Seleção Brasileira por 2 x 1 sobre a Colômbia, em jogo que contou com os recordes de público da arena e do time de Dorival nas Eliminatórias, com mais de 70 mil presentes.
Gustavo Dias Henrique celebrou o retorno do Distrito Federal à rota de grandes eventos esportivos.
“É um reconhecimento da CBF ao trabalho que vem sendo feito em Brasília. A cidade mostrou, mais uma vez, que tem plenas condições de receber eventos desse porte e fico muito feliz de poder representar o DF, agora como vice-presidente”, comemorou.
O agora vice-presidente da CBF ressaltou o sucesso dentro e fora de campo da última partida da Seleção Brasileira em Brasília.
Gustavo destaca que, mesmo com 70 mil pessoas na Arena BRB Mané Garrincha, o torcedor acompanhou a partida em segurança, sem registros de violência. “Foi muito legal ver o carinho da torcida de Brasília com a Seleção. O torcedor do DF acolheu o time, seja no hotel, nos treinos e no jogo, com mais de 70 mil pessoas empurrando a equipe”, elogiou.
“E com todo o sucesso de público e de organização, a cidade entra na rota dos principais times, principais campeonatos, como Copa do Brasil, Brasileirão e a Copa do Mundo Feminina de 2027, que Brasília tem tudo para ser uma das sedes”, afirmou. “Quero agradecer também ao governador Ibaneis Rocha, por todo o apoio, por trazer eventos tão importantes para a nossa cidade, e também ao governo federal e ao Daniel Vasconcelos, da Federação do DF”.
Tranquilidade e trabalho
Eleito na chapa de Ednaldo Rodrigues, Gustavo Dias Henrique espera que o próximo mandato do presidente à frente da CBF seja de tranquilidade e muito trabalho.
“Os últimos anos foram atribulados. Mas neste novo mandato, esperamos que o presidente Ednaldo possa ter mais tranquilidade para trabalhar em prol do futebol brasileiro. Um homem negro e nordestino, com experiência de mais de 18 anos na federação baiana. Eleito por unanimidade, apoiado por todas as federações e por todos os clubes. Então tem tudo para ser um novo mandato de muito sucesso”, finaliza Gustavo.
Ednaldo Rodrigues foi reeleito por aclamação, com os votos de todas as federações estaduais e de todos os clubes que disputam as Séries A e B.
A chapa de Ednaldo, denominada “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza”, também elegeu Ricardo Lima, Reinaldo Rocha Carneiro Bastos, Gustavo Oliveira Vieira, Ednailson Leite Rozenha, Antônio Roberto Rodrigues Góes da Silva, Leomar de Melo Quintanilha e Rubens Renato Angelotti como vice-presidentes.
O presidente foi reeleito para um mandato de 2026 a 2030.