O final do feriado da Semana Santa será coroado com um espetáculo no céu de todo o Brasil. Na virada de 21 para 22 de abril, o céu noturno em todas as regiões do país será palco de um espetáculo celeste impressionante com o pico da chuva de meteoros Lyrids.
Onde, como e quando observar? De acordo com o Urânia Planetário, o fenômeno ocorrerá em diferentes horários dependendo da região do país. Veja quais:
- Norte e Nordeste: A partir 23h30 (aproximadamente);
- Sudeste e Centro-Oeste: por volta de 1h30 da madrugada;
- Sul: por volta das 3h.
Com base nos relatos observacionais registrados no ano passado, estima-se uma média de 18 meteoros por hora, mas surpresas podem acontecer.
Situada no norte do céu, a constelação de Hércules é onde se dá a origem dos meteoros.
Como observar a chuva de meteoros?
Basta que o observador se oriente para o horizonte norte, seguindo os horários indicados, para contemplar essa a chuva de meteoros. A magnitude prevista para os meteoros é de 2.1, o que os torna visíveis a olho nu em locais com pouca ou moderada poluição luminosa. Apesar da presença da Lua no céu, ela não atrapalhará a observação, garantindo condições ideais para apreciar o evento.
Este fenômeno anual ocorre quando a Terra atravessa a trilha de detritos deixada pelo cometa Thatcher, que completa sua órbita ao redor do Sol a cada 415 anos. Embora as Lyrids não sejam tão famosas quanto outras chuvas de meteoros, como as Perseids ou Geminids, elas têm um histórico de surpreender com rajadas ocasionais de atividade elevada, superando as expectativas de astrônomos amadores e profissionais.
Não é necessário nenhum equipamento especial – apenas paciência, disposição e um lugar confortável para observar o céu.