InícioBrasíliaCelina sobre suspensão de reajuste de passagens: “Vitória para a população do...

Celina sobre suspensão de reajuste de passagens: “Vitória para a população do Entorno”

Published on

spot_img

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), usou as redes sociais para comemorar a suspensão do reajuste de 2,91% nas passagens de ônibus que ligam o Entorno ao DF. O aumento foi adiado pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) por seis meses, após articulação dos governos de Brasília e de Goiás.

“Agradeço ao ministro Renan Filho por ouvir nosso pedido e ao governo de Goiás pela parceria nessa luta. Seguimos firmes na defesa de um transporte mais justo para a nossa população”, escreveu Celina no X (antigo Twitter), neste sábado (22/2).

 

O aumento de 2,91% estava previsto para começar à meia-noite deste domingo (23/2), porém foi adiado por seis meses, conforme deliberação publicada no Diário Oficial da União (DOU) na noite deste sábado.

A suspensão da agência ocorreu após o ministro dos Transportes, Renan Filho, recomendar à ANTT que considerasse o pedido dos governos do Distrito Federal e de Goiás para adiar o reajuste das passagens do Entorno do DF. 

Os governadores do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e de Goiás em exercício, Daniel Vilela (MDB), fecharam acordo para criar um consórcio de gestão integrada do transporte público da região metropolitana da capital do país, com subsídio das passagens.

Os governos regionais enviaram a Renan Filho um ofício no qual solicitam o adiamento do reajuste das tarifas até que o consórcio seja formalizado.

“Reforço que, na reunião realizada no dia 20 de fevereiro, com a presença dos governadores de Goiás e do Distrito Federal, foi firmada a intenção concreta de criação do consórcio interfederativo para a gestão integrada do transporte público na Região do Entorno e, consequente, subsídio da tarifa. Esse compromisso, agora formalizado, demonstra o avanço nas tratativas e justifica a necessidade de um período adicional para ajustes administrativos”, disseram.

Ibaneis informou ao Metrópoles que cada ente federativo se comprometeu a repassar R$ 67 milhões por ano para subsidiar as tarifas do transporte público do Entorno do DF. Segundos os estudos realizados pela equipe técnica envolvida no assunto, seria possível reduzir o valor médio da passagem para aproximadamente R$ 8.

Últimas Notícias

Em festa do PT, Lula faz cobranças e autocrítica do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez cobranças ao seu partido e...

Manifestação contra Lula em BH é cancelada e Nikolas se manifesta

A manifestação que ocorreria em Belo Horizonte (MG) contra o presidente Luiz Inácio Lula...

STF: Lei Maria da Penha vale para casais homoafetivos e mulheres trans

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que a Lei Maria da Penha se...

Cachorro fica ao lado do corpo do dono em praia de Balneário Camboriú

Uma cena comoveu pessoas que estavam na Praia Central de Balneário Camboriú no começo...

Relacionadas

Em festa do PT, Lula faz cobranças e autocrítica do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez cobranças ao seu partido e...

Manifestação contra Lula em BH é cancelada e Nikolas se manifesta

A manifestação que ocorreria em Belo Horizonte (MG) contra o presidente Luiz Inácio Lula...

STF: Lei Maria da Penha vale para casais homoafetivos e mulheres trans

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que a Lei Maria da Penha se...