A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL) foi atingida por gás de pimenta de bombas, durante uma confusão envolvendo indígenas e policiais legislativos do Congresso Nacional, nesta quinta-feira (10/4).
Imagens capturadas pela equipe da parlamentar mostram o momento em que a parlamentar começa a passar mal, após inalar a substância.
Veja o momento:
No início da noite, indígenas que estão em Brasília no Acampamento Terra Livre (ATL) participavam de uma manifestação, próximo ao Ministério da Saúde. Parte deles, contudo, avançaram em direção ao Congresso Nacional, e foram contidos por policiais legislativos com bombas de gás.
Em nota, a Câmara dos Deputados acusou os manifestantes de romperem a “linha de defesa da Polícia Militar do Distrito Federal”, além de derrubarem “os gradis e invadirem o gramado do Congresso Nacional”.
Por conta da ação policial, diversos indígenas precisaram receber atendimento atendimento médico.
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) repudiou, em nota, a ação policial.
“O Congresso, além de aprovar leis inconstitucionais, ataca os povos indígenas e seus próprios deputados. A deputada indígena Célia Xakriabá (PSol) e várias pessoas ficaram feridas ao serem recebidas com bombas de gás de pimenta e efeito moral, no local que deveria ser a casa da democracia. Lamentamos o uso desnecessário de substâncias químicas contra os manifestantes, mulheres, idosos, crianças e lideranças tradicionais.”