O mundo do esporte está de luto. Abubaker Kaki, atleta do Sudão de 35 anos, morreu em um bombardeio no último sábado (12/2), em El Fasher, capital do Estado de Darfur do Norte. A informação foi confirmada pela Telecom Asia Sport.
Abubaker Kaki praticava atletismo e tinha dois títulos mundiais de indoor dos 800m na carreira. O primeiro conquistado em 2008, em Valência, e o segundo em 2010, em Doha. Além disso, o atleta conquistou a prata no 13º Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF, em 2011.
Com o ouro conquistado em Valência, ele se tornou o mais jovem campeão da história, depois de vencer a final dos 800m aos 18 anos e 262 dias. Já em Doha, Abubaker estabeleceu recorde mundial júnior com o tempo de 1m42s69.
Vale lembrar que desde 2023 o Sudão está em Guerra Civil por conta de combates entre tropas sudanesas e paramilitares. Na lista das maiores crises humanitárias do mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 12 milhões de sudaneses tiveram que abandonar suas casas desde o começo dos conflitos.