A onda de calor que levou a maioria das capitais brasileiras a registrar mais de 35ºC nesse sábado (16/12) termina, oficialmente, neste domingo (17/12) às 19h. Entretanto, isso não quer dizer que as temperaturas caiam imediatamente.
Massas de ar frio e úmido devem avançar pelo Brasil trazendo chuvas a partir desta segunda-feira (18/12), inclusive com riscos de tempestades em algumas regiões. No entanto, a previsão é de que especialmente no centro do país, em cidades como Brasília e Goiânia, as temperaturas só reduzam na quarta-feira (20/12).
“As chuvas vão começar a combater a massa de ar seco e quente que se estacionou em nosso país e levou à onda de calor. Mas, nos próximos dias, a temperatura deve se manter por volta dos 33ºC na maior parte das cidades que foram atingidas pela onda de calor”, explica o meteorologista Olivio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com ele, “as primeiras chuvas ainda não serão o bastante para reduzir a temperatura”. A previsão do tempo deste domingo aponta para muitas nuvens com possibilidade de pancadas de chuva em 20 capitais. Em Brasília, a previsão é de pancadas de chuva com trovoadas isoladas.
Para segunda-feira, a previsão do Inmet aponta que todas as capitais devem registrar temperaturas acima de 30ºC, com 40ºC em Cuiabá (MT). Há possibilidade de chuva em 20 capitais, dentre elas Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Ao avisar sobre a onda de calor na semana passada, com temperaturas 5ºC acima da média, o Inmet alertou para o risco à saúde. A temperatura nas alturas alcança as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de parte da Bahia, Tocantins e Rondônia. No total, 3.352 municípios são afetados pelo alerta de perigo.