O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse, nesta segunda-feira (17/3), que o Brasil tem mantido diálogo com representantes do governo dos Estados Unidos em busca de uma solução para a sobretaxa no aço e alumínio.
“O Brasil não é problema para os Estados Unidos, eles têm superavit com o Brasil, tanto em bens quanto principalmente em serviços. Do outro lado, os 10 produtos dos Estados Unidos mais exportam para o Brasil oito deles a alíquota é zero, é extarifário, não tem imposto, alíquota de importação zero”, afirmou o vice-presidente.
A declaração de Alckmin ocorre depois de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o chefe da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Nascimento.
Setor eletrônico no Brasil
- Ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL), o governo reduziu em 10% o Imposto de Importação de bens de capital (BK) e de informática e telecomunicações (BIT). A medida visava baratear a importação de produtos utilizados no setor produtivo.
- Já no governo Lula, o petista apresentou o Programa Brasil Semicondutores (Brasil Semicon), com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor produtivo, em especial na produção nacional de chips.
- Trump anunciou taxação de 25% para importações de aço e alumínio, medida que afeta o Brasil em diferentes setores da indústria, incluindo eletroeletrônica.
“Nós tivemos uma conversa com o secretário responsável do governo americano e com o embaixador Grier e abrimos a negociação, pois em seguida o nosso chanceler Mauro Vieira também teve uma conversa com o embaixador Grier e optamos por fazer através da Atec [Acordo de Comércio e Cooperação Econômica], que é a Atec é a entidade, é um tipo de parceria para a questão econômica”, pontuou Geraldo Alckmin.
O vice-presidente destacou que tem o buscado o caminho do dialógo com os Estados Unidos para discutir a questão tarifaria. “Teve uma primeira reunião na sexta-feira com os órgãos técnicos, e elas vão ocorrer outras reuniões em seguida. O caminho é o caminho do diálogo de fazer o ganha-ganha. Então a gente fazia aqui uma complementariedade.”
Crescimento na venda de eletrodomésticos
Durante o encontro, foi apresentado um balanço do setor que indica um crescimento de 29% na venda de eletrodomésticos no ano passado, em comparação com 2023. Com destaque para a comercialização de ar condicionados e ventiladores.
Em 2024, a Eletros anunciou um investimento de R$ 5 bilhões de 2025 a 2027, com o intuito de estimular a construção e ampliação de fábricas, bem como a inovação em produtos e processos produtivos.
O cenário positivo é atribuído a fatores como aumento no número de pessoas empregadas e controle da inflação.