A Vigilância Sanitária do Distrito Federal apreendeu cerca de 1,5 tonelada de pescados em condições ou situações irregulares durante a Semana Santa. Nos dias que precedem o feriado da Sexta-feira da Paixão (18/4), 20 equipes de auditores visitaram locais classificados como comércio atacadista ou peixarias na Junta Comercial do Distrito Federal. Foram feitas cerca de 650 estabelecimentos e mais de 20 estabelecimentos foram autuados.
Do total de apreensões, a maior parte — 1,2 tonelada — corresponde a pescados congelados. Cerca de 194 kg eram pescados frescos ou resfriados e 52 kg, pescados secos e salgados.
A ação verificou os produtos em diversos aspectos como origem, recebimento, acondicionamento nas câmaras frias, entre outros. Além dos pontos de segurança, foram observados ainda aspectos sensoriais como olho e consistência da guelra e da própria carne.
“Foram envolvidos 70 auditores de atividades urbanas. O ingresso de novos profissionais possibilitou alcançar cinco vezes mais estabelecimentos que nos anos anteriores”, afirma o coordenador da Operação Semana Santa na SES-DF, Allex de Melo Moraes.