O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), usou as redes sociais, nesta quinta-feira (27/2), para denunciar a pichação do Chafariz da Glória, monumento histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938.
Na postagem, ele compartilhou imagens de uma mulher utilizando um spray preto para fazer símbolos na estrutura e pediu ajuda para identificá-la.
“Chafariz da Glória. Patrimônio do século XVIII. Recentemente recuperado pela prefeitura. Esse ser desprezível andou pixando o lugar. Quem conhecer, pode mandar por aqui para que a punição devida possa ser aplicada. Pela atenção, agradeço”, escreveu o prefeito.
Veja:
O chafariz, localizado no bairro da Glória, foi construído em 1772 e é um dos mais antigos da cidade. No século 18, ele era utilizado para abastecer de água parte da Zona Sul.
Com o passar do tempo, o monumento passou por diversas restaurações devido a depredações frequentes, incluindo furtos de peças de bronze. Em julho do ano passado, a Prefeitura do Rio anunciou um investimento de R$ 2,8 milhões na recuperação do chafariz.