InícioBrasíliaPdad 2024: 30% dos moradores do DF vivem em apartamentos

Pdad 2024: 30% dos moradores do DF vivem em apartamentos

Published on

spot_img

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) divulgou nesta sexta-feira (21/2) os resultados da nova Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A) 2024.

A pesquisa foi realizada ao longo do ano passado e coletou informações em 25 mil domicílios localizados em áreas urbanas e rurais das 35 regiões administrativas do DF, além dos 12 municípios que compõem a Periferia Metropolitana de Brasília (PMB).

Atualmente, a população total do DF é de 2.982.658 pessoas, sendo que a maioria reside nas regiões de Ceilândia (292.993), Samambaia (224.129) e Plano Piloto (211.668). Seguindo a tendência observada na pesquisa anterior (Pdad 2021), os novos dados indicam um aumento no número de pessoas morando em casas e na presença de animais de estimação nos lares.

A maior parte dos brasilienses reside em imóveis próprios. De acordo com o estudo, 63% dos moradores já adquiriram a casa própria, sendo que 68% possuem escritura regularizada e 32% ainda não têm documentação formal. Além disso, 69% da população vive em casas, enquanto 30% reside em apartamentos.

Ainda assim, 30% dos moradores residem em imóveis alugados. Outros 7% vivem em casas cedidas, o que pode indicar dependência de familiares ou programas sociais de habitação.

O relatório também aponta que 55% dos lares contam com a presença de animais domésticos, sendo 45,8% cachorros e 13,3% gatos.

Os resultados apontam que grande parte da Área Metropolitana de Brasília é composta por mulheres. Além disso, houve um aumento no número de pessoas negras, em comparação com a PDAD 2021, e a religião predominante continua sendo o catolicismo.

“A pesquisa está sendo realizada pela primeira vez de forma ampliada, abrangendo tanto a área rural quanto a urbana, incluindo regiões como Arapoanga e Água Quente. A coleta de informações segmentadas dessas regiões administrativas e das 12 áreas da periferia permitirá uma análise mais precisa das interconexões entre o Distrito Federal e a periferia metropolitana, como as pessoas se deslocam para o DF e onde trabalham”, destacou Manoel Clementino, presidente do IPEDF.

Perfil da população

As mulheres representam 52,3% da população, enquanto os homens correspondem a 47,7%. Pessoas negras somam 58,3%, e os não negros, 41,7%. A média de idade é de 34,9 anos.

A pesquisa também traz  informações sobre os locais de nascimento da população. Segundo o levantamento, 56,9% nasceu na capital do país, enquanto 42,7% é natural de outra Unidade da Federação. Em relação aqueles que migraram para a capital, 54,9% são do Nordeste, seguido pelo Sudeste, com 21,7%.

Em relação à religião, a resposta mais comum dos entrevistados foi católica, para 46,8% dos moradores. Sobre o estado civil, 45% da população com 14 anos ou mais de idade se declararam casados.

Por fim, sobre a posse de carteira nacional de habilitação (CNH), 59,2% dos moradores de 18 anos ou mais de idade afirmaram ter o documento.

Emprego

De acordo com a Pdad 2024, a população economicamente ativa representa 59,8% dos moradores que têm 14 anos ou mais. No que diz respeito às áreas de atuação, 47,3% da população trabalha no setor privado, 28,6% são autônomos e 17,1% estão empregados no setor público.

Além disso, 17% atuam em outras áreas de serviços, enquanto 6,8% estão envolvidos com administração pública, defesa e seguridade social.

Quanto ao local de trabalho, 85,2% dos trabalhadores ainda exercem suas atividades de forma presencial, enquanto 14,3% trabalham remotamente ou de maneira híbrida.

A pesquisa também revelou que 46% dos moradores do DF utilizam o carro para se deslocar ao trabalho, e 35% são usuários do transporte público, como o ônibus.

No que diz respeito aos empreendedores da capital, 43,2% possuem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), e 29,4% atuam como Microempreendedores Individuais (MEI).

 

Últimas Notícias

Em festa do PT, Lula faz cobranças e autocrítica do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez cobranças ao seu partido e...

Manifestação contra Lula em BH é cancelada e Nikolas se manifesta

A manifestação que ocorreria em Belo Horizonte (MG) contra o presidente Luiz Inácio Lula...

STF: Lei Maria da Penha vale para casais homoafetivos e mulheres trans

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que a Lei Maria da Penha se...

Cachorro fica ao lado do corpo do dono em praia de Balneário Camboriú

Uma cena comoveu pessoas que estavam na Praia Central de Balneário Camboriú no começo...

Relacionadas

Em festa do PT, Lula faz cobranças e autocrítica do governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez cobranças ao seu partido e...

Manifestação contra Lula em BH é cancelada e Nikolas se manifesta

A manifestação que ocorreria em Belo Horizonte (MG) contra o presidente Luiz Inácio Lula...

STF: Lei Maria da Penha vale para casais homoafetivos e mulheres trans

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que a Lei Maria da Penha se...