O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) confirmou nesta sexta-feira (21/2) a suspensão de três anos de Luis Rubiales , ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RDEF), por agressão sexual cometida contra Jenni Hermoso na final da Copa do Mundo de 2023. O ex-dirigente havia sido punido pela FIFA em outubro do mesmo ano.
Rubiales havia entrado com recurso contra a punição, mas não obteve sucesso. “O TAS não acatou o recurso apresentado por Luis Rubiales contra a Fifa, apelando contra sua suspensão de três anos para realizar qualquer atividade relacionada ao futebol”, escreveu em comunicado a mais alta corte do esporte mundial.
“O painel arbitral do TAS determinou que a punição imposta a Rubiales pela Fifa é razoável e proporcional”, completou.
A única forma de Rubiales derrubar a decisão será através de recurso final no Tribunal Federal Suíço. Caso não aconteça, o ex-dirigente segue com a punição até 2026.
Vale lembrar que nesta quinta (20/2), o Tribunal Nacional da Espanha também condenou Luis Rubiales. O ex-dirigente terá que pagar 20 euros (R$ 110) por dia durante 18 meses para a jogadora, além de manter no mínimo 200 metros de distância da vítima.